Semam promove expedição no rio Piraquê-Açu com Conselheiros, pescadores e pesquisadores do IFES

Afim de fomentar a sustentabilidade da pesca das espécies de peixe e crustáceos que vivem nos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, a secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou uma expedição com pescadores, representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Campus Piúma e Aracruz), ICMBio e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (15).
Os estudos pretendem caracterizar o período de piracema de cada tipo de peixe que vive nos rios e e reconhecer as técnicas sustentáveis da pesca, para criar legislações que protejam cada espécie. Além disso, a visita promove a integração dos pescadores com as instituições.
“O principal ponto da ação é promover o diálogo com a comunidade para identificar os desafios e também, o conhecimento da cultura local existente. Com isso, nós do IFES, junto aos pescadores e a SEMAM, conseguiremos uma visão compartilhada e de interesse comuns, para encontrar uma solução inovadora e que atenda a região no quesito sustentabilidade”, pontuou Marcelo Fanttini Polesi, professor e diretor do IFES campus Piúma.
Para Aladim Cerqueira, secretário da Semam, a ação realizada nesta manhã promove a integração entre pescadores e instituições. “Queremos promover a integração do conhecimento da população tradiconal com o conhecimento científico e criar as condições em regulqmentações para garantir a manutenção da diversidade e recuperar populações da fauna ameaçadas. Esses avanços permitirão tanto o desenvolvimento econômico dos pescadores quanto o fortalecimento do turismo baseado na sustentabilidade".
Na parte da tarde, os pescadores participaram de um momento de onde a Semam promoveu a apresentação do projeto, o papel de cada integrante e os benefícios dos estudos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte