Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Chapeuzinho Vermelho, Centro, continua fortalecendo os laços com as famílias dos alunos por meio das ações do Projeto “Cultura dos Povos Indígenas”. Na noite desta terça-feira (1) e quarta-feira (2), mais uma vez as famílias compareceram em peso para poder prestigiar as festividades em homenagem aos povos originários.
Com a escola toda ornamentada e decorada com arranjos inspirados nos povos indígenas, os pais, mães, filhos e funcionários se divertiram com as brincadeiras, além de muita música e dança. “A presença das famílias aqui confirmou que existe sim uma grande parceria, potente e necessária. Essa construção coletiva entre as partes foi o que possibilitou a realização desta festa, com a sistematização de um trabalho realizado a partir da escuta e do olhar atento de nossos pequenos estudantes, reconhecendo seu protagonismo na aprendizagem”, disse a diretora Adriana Abud.
Ainda de acordo com Adriana, cada elemento exposto representava não apenas um conteúdo trabalhado, mas uma experiência vivida, sentida e ressignificada por todos os envolvidos. “Não podemos subestimar a capacidade das crianças de aprender, de expressar e de participar ativamente da cultura e do conhecimento. Quando respeitamos seus tempos, suas vozes e seus gestos, percebemos que aprender pode e deve ser uma experiência compartilhada, significativa”, completou a diretora.
Durante esse momento lúdico, os participantes também puderam assar milho na brasa, além de degustar outros alimentos da culinária indígena, e se distraírem com a pescaria e outras brincadeiras típicas. Há pouco mais de dois meses, a escola, pensando em proporcionar às crianças uma ampliação de conhecimentos e resgate da identidade cultural e construção histórica de Aracruz, recebeu os indígenas da aldeia do Areal, além do cacique Jonas do Rosário e sua esposa para uma grande demonstração de seus costumes e tradições.
Devidamente trajados com suas vestimentas originárias, como tangas, cintos e com pintura corporal, eles cantaram, dançaram e contaram histórias para as crianças e funcionários da escola. Esse ciclo de ações do Projeto ‘Cultura dos Povos Indígenas’ surgiu justamente para ampliar o conhecimento sobre eles, proporcionando o resgate da identidade cultural, da construção histórica do município, além de proporcionar uma visão contemporânea dos povos originários.
O Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” tem como embasamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que possibilitou expandir a pesquisa e a imersão nos saberes dos povos originários para levar experiências significativas aos pequenos. Para a escola, o ato de acolher os variados grupos étnicos possibilita integrar diferentes culturas, de modo a estabelecer vínculos de confiança e respeito diante de questões da língua e dos costumes, além de reconhecer hábitos que podem tornar o espaço da escola mais aconchegante.
“Nossa escola pensou nesse projeto para ser desenvolvido ao longo do semestre. Ele tem oportunizado às crianças e adultos o resgate da identidade cultural e histórica do nosso município, descobrindo suas raízes, compreendendo o passado, refletindo o presente e participando da construção de um futuro mais humano e igualitário”, completou a pedagoga Tânia Mery Camporez.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Iª Oficina de Diagnóstico do Projeto Orla Aracruz acontece no Sesc de Praia Formosa
- Evento discute logística, investimentos e reforma tributária em Aracruz
- Itália Unita chega à 13ª edição fortalecendo a cultura e as tradições italianas em Guaraná
- Gestores escolares lançam aplicativos inovadores para estimular a fluência leitora
- Expo Aracruz: Prefeitura divulga o Resultado Provisório para atividade de comércio, produtos e serviços
- Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em Aracruz
- Aracruz é modelo de gestão para município da região norte
- Prefeitura promove Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade em celebração ao Dia do Agricultor
- Veículos por aplicativo e táxis irão passar por vistoria e serão identificados para atuar na 26ª Expo Aracruz
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares no sábado (19)