Aracruz foi o 1º município do Estado a aderir ao Programa Casa Verde e Amarela
Aracruz foi o 1º município do Estado a fazer adesão ao programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal. A adesão realizada pela Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab) da Prefeitura de Aracruz aconteceu em fevereiro e vai contemplar as áreas ocupadas, prevalecendo as famílias de baixa renda que vivem em núcleos urbanos informais classificados como de interesse social. Não poderão ser incluídas casas localizadas em áreas não passíveis de regularização ou de risco.
No caso da melhoria habitacional que consiste na reforma e ampliação do imóvel que apresenta problemas, como deterioração, falta de banheiro, cobertura ou piso, instalações elétricas ou hidráulicas inadequadas, entre outras situações, serão beneficiadas famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.
O secretário da Sehab, Alessandro Lube, explica que o programa promove o direito à moradia adequada à população de baixa renda por meio da concessão de financiamento, em condições especiais de subsídio, para a execução de obras e serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais e melhorias habitacionais. “Serão beneficiadas as famílias moradoras de núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população menos favorecida para atendimento com melhoria habitacional: famílias residentes de núcleos urbanos informais, com renda mensal de até R$ 2 mil.
Como participar do programa:
O cidadão deve estar cadastrado no CadÚnico do Governo Federal e não possuir outros imóveis no território nacional. O proprietário deve ser maior de 18 anos ou emancipado e os beneficiários serão selecionados pelo poder público local. Para a implementação do programa, o município já está realizando um estudo em diversas áreas e serão definidas como prioritárias na Política Habitacional e no Plano Diretor Municipal (PDM).
Entenda o programa:
O Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional é integrante do Programa Casa Verde e Amarela e se inclui dentre as medidas do Governo Federal destinadas a amenizar as carências sociais do país, tendo como objetivo enfrentar o tema da inadequação habitacional da população de baixa renda residente em núcleos urbanos informais, tanto no que se refere às questões edilícias quanto fundiárias.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo