Prefeito dialoga sobre projeto de recuperação e restauração ambiental nas terras indígenas de Aracruz

Publicado em: 15 de junho de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeito dialoga sobre projeto de recuperação e restauração ambiental nas terras indígenas de Aracruz

O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, afirmou nesta terça-feira (15) que a Prefeitura de Aracruz está de ‘braços abertos’ em relação à Parceria Florestal entre a empresa Suzano e os povos Tupiniquim e Guarani do município.

Na manhã de hoje, Dr. Coutinho conduziu a reunião cujo objetivo foi dialogar sobre o projeto que pretende viabilizar a recuperação e restauração ambiental nas terras indígenas do município. Trata-se de uma parceria entre a empresa e comunidades indígenas para plantio de eucalipto e de árvores da Mata Atlântica em áreas degradadas do território demarcado.

A cada hectare de eucalipto plantado será reflorestado meio hectare com árvores nativas. A expectativa, segundo a empresa, é ocupar 1.500 hectares com eucalipto e 750 hectares com floresta de Mata Atlântica.

Esse projeto é discutido há dez anos e todo processo tem sido feito em diálogo com as comunidades indígenas, que se demonstram favoráveis para a implantação. A intenção é também criar uma cooperativa indígena para executar todo o processo.

O vereador Tupiniquim, Vilson Jaguareté, disse que é possível gerar emprego com iniciativa, ocupação territorial equilibrada e proteção da natureza. Já o Coordenador Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Minas Gerais e do Espírito Santo, André Sucupira, disse que este projeto coloca Aracruz na vanguarda da preservação ambiental, alinhando desenvolvimento econômico com preservação dos recursos naturais. Ele também disse que o projeto pode se tornar, inclusive, uma referência nacional e até mundial.   

O secretário de Meio Ambiente, Aladin Cerqueira, falou que vê o projeto como uma alternativa para ocupação organizada do solo e calcula que a cobertura vegetal nativa do município pode aumentar em até 13% com a área cuja pretensão é ser reflorestada. O secretário de Agricultura, Mauro Demartha, que também participou da reunião, comentou que este projeto, desenvolvido em diálogo com os povos indígenas, é o caminho para inclusão social.

Representantes da Suzano e da Etno Consultoria e Assessoria, também participaram da reunião.

Compartilhe em suas redes sociais: