Aracruz recebe verba do Governo do Estado para construção do CREAS e reforma do CRAS de Santa Cruz
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, assinou, nesta segunda-feira (05), os termos para construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na Sede do município e reforma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz, na Orla. A assinatura aconteceu durante uma solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença de representantes dos 41 municípios beneficiados com a medida do Governo do Estado. Na ocasião também foi assinado o termo para repasse de verba a Defesa Civil de Aracruz, para contenção de talude no bairro Nova Esperança.
“A vida é muito difícil e para muitas pessoas é ainda mais difícil. O que estamos fazendo hoje é estruturando o sistema de assistência social para que possamos melhorar a vida das pessoas. Todas as crises afetam mais os vulneráveis. Neste momento de crise sanitária, quem mais sofre são os mais pobres. É importante ter essa rede de proteção social estruturada, juntamente com a educação, que é o caminho que nos leva para uma situação melhor”, afirmou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Dr. Coutinho ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracruz, e comemorou a assinatura dos termos para estruturação de dois equipamentos de atendimento social que, para ele, são de extrema importância, principalmente em tempos de pandemia. “Esse recurso vem em uma boa hora, porque vamos poder estruturar o sistema de assistência social de Aracruz para que possamos melhorar o atendimento das pessoas que são acompanhadas por estes equipamentos. Neste momento de pandemia a situação ficou ainda mais difícil para muitas famílias, principalmente as mais pobres e é por meio dos CRAS e CREAS que essas pessoas são atendidas, por isso ressalto a importância desse recurso”, disse ele.
A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz, Dileuza Marins Del Caro, acompanhou o prefeito durante a assinatura dos termos. De acordo com ela, o CREAS será construído ao lado do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), no bairro Jequitibá. Já o CRAS de Santa Cruz passará por melhorias para garantir a qualidade de atendimento aos moradores.
CRAS e CREAS de Aracruz em números
Em Aracruz, de janeiro a junho deste ano, mais de 300 famílias receberam acompanhamento sistemático nos nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, via Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Além disso, ao todo foram realizados 2.974 atendimentos individualizados nos CRAS de Aracruz, nos primeiros seis meses de 2021.
Já o CREAS realizou 281 atendimentos de triagem e acompanhamento sistemático a 101 pessoas, desses números, 174 casos foram direcionados para atendimento especializado, entre janeiro e junho de 2021. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Dileuza Marins, os números do relatório semestral mais do que comprovam a importância dos equipamentos de assistência social para as famílias de Aracruz. “A assinatura dos termos é nossa oportunidade de aprimorar a capacidade da oferta dos serviços e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental