Com metas de vacinação sendo cumpridas, arrecadação do ICMS volta a ter crescimento

Publicado em: 19 de julho de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Com a Semsa incentivando a vacinação e conscientizando os munícipes quanto aos cuidados para combater a proliferação do vírus, a arrecadação do ICMS voltou a subir
Com metas de vacinação sendo cumpridas, arrecadação do ICMS volta a ter crescimento

Desde o lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município, no dia 19 de janeiro deste ano, quando, em um ato simbólico de imunização, dez indígenas foram vacinados, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), já aplicou um total de 68.679 doses de vacinas, de acordo com o último boletim divulgado neste domingo (18/07).

Desse total de 68.679 pessoas vacinadas, 48.763 tomaram a primeira dose, e outras 17.233 a segunda dose. Esses números comprovam que as metas no município estão sendo cumpridas, sendo que a vacinação já está sendo seguida na faixa etária de 30 anos acima. E com a Semsa incentivando a vacinação e conscientizando os munícipes quanto aos cuidados para combater a proliferação do vírus, a arrecadação do ICMS voltou a subir, levando em consideração a reabertura do comércio e o aumento da demanda nas indústrias e setor de serviços.

De acordo José Luiz kirmse – vice-presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Aracruz (CDL), com a população se vacinando as pessoas passaram a ter mais segurança, e com o comércio reaberto, a economia pôde se reorganizar. “A vacinação está sendo uma das chaves para a recuperação da economia, devolvendo confiança à população e segurança para as pessoas saírem nas ruas, e consequentemente voltar a usufruírem do nosso varejo, o que aumentou a demanda por mais produtos e prestação de serviços, e nos remeteu à necessidade de novas contratações, gerando emprego”, explica.

Ainda de acordo com José Luiz, por meio de um comparativo do ICMS no município de Aracruz nos períodos de janeiro a junho de 2019, 2020 e 2021, é possível perceber um aumento em sua arrecadação. “No primeiro semestre de 2019 a arrecadação foi de 100 milhões de reais, caindo para 90 milhões no primeiro semestre de 2020, e com a retomada em 2021, a arrecadação já está em 123 milhões, um acréscimo de 36,6% em relação ao ano anterior. A chegada da vacina mudou gradativamente a segurança das pessoas para irem ao comércio, beneficiando o setor de serviço que teve aumento na demanda, ditando um novo ritmo do consumo no mercado de trabalho, o que nos deixa bem mais satisfeitos e otimistas”, enfatizou.

Compartilhe em suas redes sociais: