História do bairro Coqueiral ganha homenagem em formato de livro físico e digital

Publicado em: 23 de julho de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Luiza Medina com a edição do livro “Coqueiral de Aracruz: histórias que contam a história” em formato de e-book
História do bairro Coqueiral ganha homenagem em formato de livro físico e digital

O Dia do Escritor é comemorado neste domingo (25) e em homenagem, contamos a história do bairro Coqueiral, ou melhor, quem conta é a jornalista Luiza Medina. Ela teve a ideia de escrever um livro físico, ainda em 2013, quando estava na faculdade, para contar a história do bairro que cresceu e passou boa parte de sua vida. Em 2020, a escritora publicou uma edição em formato e-book, com recursos da Lei Aldir Blanc.

O livro “Coqueiral de Aracruz: histórias que contam a história”, segue uma sequência cronológica e narra a trajetória do bairro que tem 43 anos, contada através do relato de alguns moradores. Cada personagem entrevistado teve um papel fundamental para que a obra fosse completa e contasse a verdadeira e rica história do local.


“Coqueiral é a minha primeira casa. Foi o lugar onde fui criada ao longo de toda a infância e onde passei parte da minha adolescência e só deixei o bairro para estudar em Vitória. Costumava questionar sobre a falta de opções de lazer, porque na época não havia muita coisa que um adolescente pudesse fazer. Mas hoje, vejo que não há o que se reclamar. Cresci cercada pela natureza, adoro meu bairro que é um lugar tranquilo, onde é possível ouvir o canto dos pássaros e ter contato com outros animais. É o lugar que procuro para fugir do estresse urbano”, destaca a escritora. 


Composição da obra 

Luiza conta que a ideia do tema para o livro surgiu de um ensaio fotográfico que fez para o site da faculdade no qual era estagiária na época. Foi nesse momento que a moça entendeu a importância e o amor que ela sentia pelo local que morava e decidiu prestar uma homenagem que seria vista por muitas gerações.Para compor o enredo, Luiza Medina buscou entrevistar os moradores pioneiros, aqueles que chegaram primeiro no bairro, mas eram tantas informações que a escritora entendeu que para expor de fato a história do local, outras pessoas também deveriam ser ouvidas. 


Além das histórias dos moradores, a obra também aborda a visita histórica que o príncipe Charles fez ao bairro em 25 de abril de 1991 e, os bailes e noites de queijos e vinhos, realizados pelos funcionários da antiga Aracruz Celulose, em que um dos convidados famosos foi o ator e humorista Chico Anísio.

 
“Cada capítulo que eu escrevia, despertava lembranças das histórias que ocorreram durante os anos em que vivi no local e também, a oportunidade de conhecer muitas outras. Após finalizar e ordenar os capítulos, dei-me conta de quanto é difícil escrever um livro. Requer muito esforço, dedicação e estudo, e nada é feito da noite para o dia. No entanto, fico muito feliz e realizada por ter feito o resgate histórico do bairro e por poder apresentá-lo”.


Livro em formato digital

No final de 2020, Luiza Medina viu a oportunidade de transformar o livro físico em um livro digital, no formato de e-bok, através da Lei Aldir Blanc. E para esse novo projeto, a escritora entrevistou mais 25 moradores, pesquisou documentos de arquivos do CEDOC da Fibria (hoje Suzano), antiga Aracruz Celulose, e do Clube da Orla, além de arquivos pessoais dos moradores entrevistados. Com a atualização, algumas páginas foram inclusas no livro, assim, dando continuidade aos relatos da história do bairro. 


“Tive quatro meses para executar o projeto e consegui entregar um trabalho atualizado e com novos relatos, mas, dando continuidade a história do meu bairro Coqueiral. O e-book trata do passado, presente e futuro do bairro, com histórias vivenciadas pelos moradores entrevistados em uma versão atualizada. São relatos envolventes e que retratam um pouco mais de quatro décadas de existência de Coqueiral de Aracruz”.

 

Luiza Medina com seu livro em formato físico 

Compartilhe em suas redes sociais: