Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho oferece amparo a mulheres vítimas de violência através do programa “Acolhe”

Publicado em: 03 de agosto de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho oferece amparo a mulheres vítimas de violência através do programa “Acolhe”

Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha do “Agosto Lilás”, chama a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. No município de Aracruz, muitas sofrem com esse tipo de abuso e o agressor, na maioria das vezes, é o seu próprio companheiro. A fim de diminuir os casos, orientar e amparar essas mulheres, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), desenvolve programas que oferecem toda rede de apoio para um recomeço de vida.

 

Um dos destaques vai para o programa "Acolhe", desenvolvido em parceria com o Instituto Avon e a rede de hotéis Ibis, que proporciona condições de proteção para mulheres e seus filhos em situação de violência, oferecendo acolhimento temporário e acompanhamento social, psicológico e jurídico.

 

As mulheres vítimas de violência são acolhidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde passam por serviços de acompanhamento psicossocial, através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Após esse contato inicial, as vítimas são encaminhadas para o hotel Ibis.

 

“O programa "Acolhe" oferece um apoio emocional a vítima de forma que ela seja recolhida em um ambiente seguro, viabilizado através de uma escuta ativa, empática e discreta. Sabemos que o número de vítimas aumentou de forma expressiva durante o isolamento social, acarretado pela pandemia. E o objetivo da Semds é reduzir o impacto dessa epidemia silenciosa sobre a vida das mulheres nesse momento emergencial, proporcionando meios de reinseri-las profissionalmente e aprimorar a execução dos serviços públicos de abrigamento e proteção”, destaca a secretária da Semds, Dileuza Marins.

 

O programa

Após a identificação e acolhimento da mulher vítima de violência, ela será encaminhada para a hospedagem.  Nela a usuária receberá um “kit de boas-vindas”, acomodação, conforto e segurança para a acolhida. Além disso, ela tem acesso a um programa de treinamentos voltados para ao autocuidado, inteligência emocional e desenvolvimento de competências para assim, ter possibilidade de ser inserida no mercado de trabalho assim que estiver preparada.

 

Para ter acesso a esses serviços, a mulher deve buscar atendimento no CREAS do município, que fica localizado na rua 23 de maio, Nº 256, no bairro Vila Rica, ou entrando em contato pelo número (27) 3270-7433.

Compartilhe em suas redes sociais: