Semds e Semsa realizam capacitação para profissionais que irão atuar no programa Renascer Mulher
A capacitação para os profissionais que irão atuar no programa Renascer Mulher teve início na manhã desta quinta-feira (05). O programa é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), em parceria com a Secretaria de Saúde (Semsa) e o instituto Ponte para Vida, e oferece as mulheres com dependência química do município, a oportunidade de reinserção na sociedade. O evento contou com a participação da vereadora Etiene Coutinho Musso, que fez um breve relato sobre sua história de vida.
O primeiro dia da capacitação contou com a palestra do professor de direito, Dr. Juracy da Silva, onde o tema principal foi "Apontamento acerca da justiça terapêutica no Brasil". No total, são quatro dias de qualificação para os profissionais da Semds e Semsa. A capacitação acontece até os dias 10 (terça-feira) e 11 (quarta-feira) de agosto. Na terça-feira será realizada na Câmara Municipal e na quarta-feira, no auditório da UNIP.
“Enquanto estive como vereadora, sempre dediquei os meus serviços em defesa da mulher. Mas antes disso já estava na missão de defender a família. Foram 23 anos trabalhando para ajudar pais, crianças e adolescentes. E ver o Renascer Mulher sendo iniciado em nossa cidade, me deixa feliz por saber que daremos proteção e oportunidade as mulheres vítimas do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. Com a capacitação desses profissionais vamos ofertar um atendimento mais humano e necessário para todas as mulheres atendidas possam ter sua vida de volta”, destacou Dileuza Marins, secretária de Desenvolvimento Social de Aracruz.
A secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, acredita nos bons frutos que o Renascer Mulher irá gerar no município. “Precisamos ter a sensibilidade de entender que elas têm um contexto especial, pois muitas são a base de famílias e quando essa base se destrói, outras pessoas também são afetadas. E quando recebemos o convite da Semds para disponibilizar a Casa Rosa para desenvolver o programa, entendemos o quanto podemos contribuir com a reinserção e o resgate da vida dessas mulheres”.
O programa
O programa surgiu da necessidade de ofertar tratamento ambulatórial para mulheres vítimas do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas e se tornou realidade porque as secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde compreenderam a importância de trabalharem as políticas para as mulheres de maneira intersetorial.
Um dos objetivos do programa é quebrar o círculo vicioso de institucionalização dos filhos de mulheres que utilizam drogas lícitas e ilícitas, com a finalidade de proporcionar uma mudança do ambiente familiar daquelas que têm seus filhos colocados em abrigos.
O Programa será ofertado a mulheres de qualquer idade que se enquadrem como vítimas do uso abusivo de drogas e, que necessitem de acompanhamento para diminuir seus conflitos pessoais, familiares e sociais. O programa será executado pela SEMDS e SEMSA, com equipe técnica composta por psiquiatra, psicólogas e assistentes sociais, funcionando na Casa Rosa, ficando sua coordenação sob a responsabilidade do CREAS.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde