Semds e Semsa realizam capacitação para profissionais que irão atuar no programa Renascer Mulher
A capacitação para os profissionais que irão atuar no programa Renascer Mulher teve início na manhã desta quinta-feira (05). O programa é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), em parceria com a Secretaria de Saúde (Semsa) e o instituto Ponte para Vida, e oferece as mulheres com dependência química do município, a oportunidade de reinserção na sociedade. O evento contou com a participação da vereadora Etiene Coutinho Musso, que fez um breve relato sobre sua história de vida.
O primeiro dia da capacitação contou com a palestra do professor de direito, Dr. Juracy da Silva, onde o tema principal foi "Apontamento acerca da justiça terapêutica no Brasil". No total, são quatro dias de qualificação para os profissionais da Semds e Semsa. A capacitação acontece até os dias 10 (terça-feira) e 11 (quarta-feira) de agosto. Na terça-feira será realizada na Câmara Municipal e na quarta-feira, no auditório da UNIP.
“Enquanto estive como vereadora, sempre dediquei os meus serviços em defesa da mulher. Mas antes disso já estava na missão de defender a família. Foram 23 anos trabalhando para ajudar pais, crianças e adolescentes. E ver o Renascer Mulher sendo iniciado em nossa cidade, me deixa feliz por saber que daremos proteção e oportunidade as mulheres vítimas do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. Com a capacitação desses profissionais vamos ofertar um atendimento mais humano e necessário para todas as mulheres atendidas possam ter sua vida de volta”, destacou Dileuza Marins, secretária de Desenvolvimento Social de Aracruz.
A secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, acredita nos bons frutos que o Renascer Mulher irá gerar no município. “Precisamos ter a sensibilidade de entender que elas têm um contexto especial, pois muitas são a base de famílias e quando essa base se destrói, outras pessoas também são afetadas. E quando recebemos o convite da Semds para disponibilizar a Casa Rosa para desenvolver o programa, entendemos o quanto podemos contribuir com a reinserção e o resgate da vida dessas mulheres”.
O programa
O programa surgiu da necessidade de ofertar tratamento ambulatórial para mulheres vítimas do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas e se tornou realidade porque as secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde compreenderam a importância de trabalharem as políticas para as mulheres de maneira intersetorial.
Um dos objetivos do programa é quebrar o círculo vicioso de institucionalização dos filhos de mulheres que utilizam drogas lícitas e ilícitas, com a finalidade de proporcionar uma mudança do ambiente familiar daquelas que têm seus filhos colocados em abrigos.
O Programa será ofertado a mulheres de qualquer idade que se enquadrem como vítimas do uso abusivo de drogas e, que necessitem de acompanhamento para diminuir seus conflitos pessoais, familiares e sociais. O programa será executado pela SEMDS e SEMSA, com equipe técnica composta por psiquiatra, psicólogas e assistentes sociais, funcionando na Casa Rosa, ficando sua coordenação sob a responsabilidade do CREAS.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento