Semtur participa de encontro em homenagem a Dona Astrogilda

Publicado em: 24 de agosto de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Semtur participa de encontro em homenagem a Dona Astrogilda

A Rainha do Congo Dona Astrogilda, que nos deixou há cerca de um mês, continua sendo lembrada e homenageada por todos. No último sábado (21), amigos e filhos da rainha se reuniram na comunidade da Vila do Riacho para relembrar a vida da senhora que foi figura importante do congo capixaba.  Participaram da homenagem o prefeito Dr. Coutinho, o vice Beto Vieira, os vereadores Jean Pedrini e Léo Pereira e o secretário de Cultura e Turismo, Moisés Mercier.

 

O encontro teve o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz (Semtur), e foi realizado com o objetivo de manter viva a arte do congo e todo o legado de Dona Astrogilda dentro do movimento. Na oportunidade também foram apresentados a nova rainha, que será Rosa Galdino e o novo mestre da banda de congo São Benedito do Rosário, Carlos Weverton Ribeiro Cristino, neto de Astrogilda.

 

“Dona Astrogilda é um símbolo indelével do Congo e se tornou um gigante personagem da celebração da cultura popular tradicional e da identidade capixaba. Uma mulher que lutou até o fim para levar a cultura para todo o país e se tornou um ícone de manifestação cultural em todo o Espírito Santo. Nossos corações ainda não se acostumaram com a partida dela e essa homenagem foi uma forma de agradecer a nossa Rainha por tudo o que fez pela cultura de nosso município, mantendo vivo o seu legado”, destaca Moisés Mercier, secretário da Semtur.

 

O prefeito Dr. Coutinho lembra da importância de Dona Astrogilda para a cultura do município. “O congo faz parte de Aracruz e falar desse movimento e não lembrar de Dona Astrogilda é impossível. Ela foi uma figura importante para manter vivo o movimento dentro de nossa cidade. Mas a força e o empenho dela eram tão grandes, que o nome do congo de Aracruz chegou para todo o país. Mas tenho certeza que Rosa Galdino e o Carlos vão contribuir para que todo o legado de dona Astrogilda seja eternamente lembrado”.

 

Dona Astrogilda

A Rainha do Congo Capixaba, como era conhecida, faleceu em 19 de julho deste ano, aos 87 anos. Com uma vida inteira dedicada ao congo, era considerada uma das figuras mais importantes do movimento cultural do Espírito Santo e símbolo de luta e resistência no movimento negro.

 

Dona Astrogilda nasceu no congo e desde pequena dedicou sua vida a espalhar uma mensagem de amor através da arte. Foi aos 20 anos de idade, já moradora da Vila do Riacho, que a moça teve a oportunidade de mostrar seu carinho pela manifestação de fé e alegria, tomando a frente da Banda de Congo São Benedito do Rosário, a primeira do Brasil.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais: