Secretaria de Turismo e Cultura visita cineasta tupiniquim na aldeia Córrego do Ouro

Publicado em: 03 de setembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Turismo e Cultura visita cineasta tupiniquim na aldeia Córrego do Ouro

Essa semana a equipe da Gerência de Cultura da Semtur se reuniu com o cineasta independente Tiago Mateus. O encontro aconteceu na cabana da aldeia Córrego do Ouro, do povo Tupiniquim. Participaram o gerente de Cultura, Thiago Igo Rodrigues, e os coordenadores Walyson Lacerda e Cristiana Ribeiro. 

A visita teve o objetivo de estreitar a relação entre a Secretaria e o cineasta, que atualmente está produzindo seu terceiro longa-metragem. A equipe da Semtur ouviu Thiago, que falou sobre seu processo de criação, ideias e o resgate da cultura Tupiniquim.

O povo Tupiniquim teve o elo linguístico perdido em 1960, com a morte de uma anciã que conhecia sua língua original, mas deixou de falar o “tupinakã” por temer represálias das autoridades juruás (brancas). O trabalho de Tiago Matheus surge, então, como um resgate cultural.

No seu canal do Youtube, Akangatara, ele já tem quase 50 vídeos publicados. Em um deles, onde Tiago fala na língua tupi, o número de visualizações passa de 25 mil. Seu último filme, lançado há um ano, já foi visto por pelo menos 8 mil pessoas e soma dezenas de comentários.

Durante a reunião Tiago Matheus chamou atenção sobre a necessidade de romper com o estereótipo do indígena. Segundo ele, muitos ainda veem os povos das florestas de forma ‘primitiva’, relacionando as pessoas conforme os livros antigos de história. Acontece que no Brasil contemporâneo os povos indígenas vivem uma outra realidade. Utilizam roupas, usam celular, estão conectados com a internet, produzem arte e reinventam a cultura sem perder as raízes ancestrais. “Pra gente conseguir desconstruir esse preconceito sobre os povos indígenas precisamos trabalhar em diversos setores, assim vamos conseguir conscientizar as pessoas para a realidade”, disse Tiago.

Ainda durante o encontro, a equipe da Semtur apresentou ao cineasta alguns projetos da pasta cultural, como o Prata da Casa, Mapa Cultural, e a Lei Aldir Blanc, cuja previsão é que abra inscrições para projetos ainda este mês. 

Compartilhe em suas redes sociais: