Município de Aracruz adere ao programa Melhor em Casa

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou na tarde desta sexta-feira (10/09), na sala de Reuniões da Secretaria de Suprimentos (Semsu), o programa Melhor em Casa, um Serviço de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde que é oferecido na moradia do paciente, e caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.
Estiveram presentes na apresentação o prefeito Dr. Coutinho, seu vice Beto Vieira, além dos secretários Marcus Vinícius Souza Coelho (Semad), Geraldo Magela Ramos (Semfi), Giuseppe Coutinho Silveira (Sempla), Rosiane Scarpatt Tóffoli (Semsa), Thiago Pierote (Proge), além dos vereadores Jean Pedrini, Adriana Guimarães, Alexandre Manhães, André Carlesso, Léo Pereira, Marcelo Nena, Roberto Rangel e Tião Cornélio.
Antes mesmo da apresentação a secretária de Saúde Rosiane Scarpatt fez uma explanação inicial sobre a abrangência do programa. “Ele vai permitir que tenhamos uma equipe específica para atender aqueles que possuam alguma comorbidade ou sejam acamados, principalmente aqueles que venham ter alguma impossibilidade deambulação. Essa equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, vai realizar todo o intercâmbio com o hospital pra que o paciente seja desospitalizado, levando orientação e cuidados. Com muito êxito conseguimos nos aderir ao programa junto ao Ministério da Saúde, sendo ele custeado 100% com recursos SUS”, explicou.
O programa Melhor em Casa foi apresentado pelo subsecretário de Saúde, Clio Venturim, que mostrou em um telão suas principais especificidades. “Estamos falando de um programa que existe desde 2011, porém, só chegou no Espírito Santo em 2019, com a primeira equipe atuando em Vila Velha, seguido de São Mateus, Vitória, Cariacica e Serra. Desta forma somos o sexto município a aderir. Após a publicação da portaria pelo Ministério da Saúde, teremos que nos adequar para podermos receber os recursos”, disse.
De acordo com Clio Venturim, o ‘Melhor em Casa’ não funciona como um ‘Home Care’, e sim como um programa de atenção domiciliar onde é oferecido um acompanhamento das séries de patologias. “Não estamos falando de um programa onde vamos ter condições de colocar um técnico de enfermagem 24h por conta de um paciente. Ele atua exclusivamente em domicílio, porém, ele é operacionalizado por meio de equipes multiprofissionais e de apoio, sendo classificado em modalidades de atendimento domiciliar AD1, exclusivo para a Atenção Primária, AD2 e AD3 para o Programa Melhor em Casa. Estamos falando de ações que promovem a desospitalização precoce”, pontuou.
As futuras equipes que atuarão em Aracruz serão capacitadas junto às equipes das cidades da Grande Vitória. O município também receberá visitas dos profissionais da área para ajudar nessa formação. O programa oferece uma equipe por 100 mil habitantes, podendo ainda ser co-custeado pelo Estado a cada cidade que já esteja habilitada, com pré requisitos como SAMU e Hospital de Referência, por exemplo.
De acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes, e quando o paciente precisar ser visitado de maneira mais espaçada, como uma vez por mês, por exemplo, estando mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e de Apoio (EMAP), do Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.
“Queremos atingir a redução na demanda hospitalar, redução de permanência no hospital, melhorando a rotatividade nos leitos, humanização na atenção da saúde com a autonomia dos usuários, além da desinstitucionalização dos recursos financeiros da rede de atenção da saúde”, finalizou Venturim.
O prefeito Dr. Coutinho parabenizou o município pela adesão e disse que seu governo vai trabalhar para que o programa tenha sucesso em sua execução. “É muito importante que essas equipes de saúde visitem os pacientes em casa, orientando as famílias, o que traz muito conforto. Precisamos ter muito amor ao próximo para cuidar dessas pessoas acamadas. Vamos trabalhar para capacitar nossa equipe. Parabéns pelos esforços e trabalhos de todos os profissionais da saúde envolvidos”,finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"