Setembro amarelo: Prefeitura promoverá palestras com profissionais especializados na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz

Publicado em: 21 de setembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Somente no Brasil todos os anos são registrados mais de 13 mil suicídios
Setembro amarelo: Prefeitura promoverá palestras com profissionais especializados na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz

A prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educação (Semed), Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) e Saúde (Semsa), realiza nesta próxima sexta-feira (24), a partir das 8h, na Praça da Matriz, centro, uma grade ação de conscientização do setembro amarelo, mês este que é marcado pela campanha de valorização à vida e à prevenção ao suicídio. Durante todo o dia serão realizadas palestras com profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais, além da distribuição de material didático.

Neste ano as ações da campanha “Nunca ignore um pedido de socorro” acontecerão em parceria com o Instituto Ponte para a Vida e Câmara Municipal visando mobilizar a população para que todos se conscientizem sobre o tema e como identificar sinais suicidas. Ela será desenvolvida com objetivo de firmar parcerias com a iniciativa privada, como empresas, lojistas, profissionais liberais e também com as instituições religiosas, para que juntos com o poder público sejam intensificados os debates sobre o valor da vida, incentivando as pessoas a buscarem ajuda para que saibam que não estão sozinhos.

Setembro Amarelo
Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 foi oficialmente estabelecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Compartilhe em suas redes sociais: