Mais de 6 mil procedimentos foram realizados em dias de ações de prevenção à saúde em Aracruz

Os moradores de Barra do Riacho, Coqueiral, Santa Cruz, Guaraná e Vila do Riacho tiveram um dia especial somente para cuidar da saúde. É que no último sábado (27), a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz realizou o “Dia D da Atenção à Saúde” nas Unidades de Saúde destas localidades para desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde. A comunidade teve acesso a vários serviços como consultas e exames, dicas de saúde e momentos de lazer. Esta já é a segunda ação que o município realiza em menos de uma semana, já que no dia 20 de novembro, os moradores da Sede do município também foram contemplados com os serviços. Mais de 6 mil procedimentos foram realizados nas duas ações.
Nessas duas datas, foram realizados: 1.488 atendimentos odontológicos, com aplicação de flúor, distribuição de escovas de dentes e técnicas de escovação; 931 aconselhamentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); 736 aferições de pressão arterial (PA); 647 pessoas participaram de palestras e atividades educativas; 400 consultas de enfermagem; 349 coletas de preventivo, em mulheres na faixa etária entre 25 e 59 anos; 337 testes de diabetes (Glicemia Capilar), aplicado em pessoas acima de 40 anos e 267 consultas médicas. Além disso, foram realizadas 931 coletas de sangue para a “Campanha Eliminasífilis” (detecta a Sífilis) e “Fique Sabendo” (detecta o vírus do HIV) desenvolvidas pelo Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, exames estes, realizados por meio da coleta de uma única amostragem de sangue. Além disso, os moradores receberam orientações sobre os cuidados que devem ter para se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS).
Maria Lúcia Barros Jovêncio é moradora de Santa Cruz há mais de 36 anos. A manipuladora de alimentos destaca o que achou da iniciativa da Prefeitura. “Muito boa a iniciativa da Secretaria de Saúde em organizar um dia especial só para cuidar da nossa saúde, em pleno sábado. Tem muita gente que tem dificuldade de sair durante a semana porque trabalha e no sábado está todo mundo em casa. Eu participo todo o ano da Campanha Eliminasífilis, porque é muito importante cuidarmos da nossa saúde e saber como ela está. Não perco uma campanha”, destacou.
Darli Florêncio de 72 anos, que mora na Barra do Riacho há 69 anos compartilha da mesma opinião. “Achei ótimo atender no sábado. Eu vim à unidade para fazer o teste de HIV que eu nunca tinha feito para saber como estava minha saúde. Agora entendi como é importante prevenir e sempre que tiver eu vou vir fazer, sem dúvida”. Na Unidade de Saúde de Barra do Riacho, os moradores também puderam assistir palestras sobre as DSTs, câncer de próstata e, um fisioterapeuta falou sobre postura e passou orientações sobre os cuidados que devemos ter com a coluna na hora de realizar ações domésticas e ensinou técnicas de alongamento, além disso, um pediatra falou sobre a alimentação das crianças.
O prefeito Jones Cavaglieri também percorreu, junto com a equipe da Secretaria de Saúde, todas as Unidades de Saúde contempladas com os serviços. “Essa ação vem reforçar a importância das pessoas cuidarem da sua saúde, porque saúde se faz a qualquer hora, e do compromisso do município em oferecer serviços de qualidade com acesso facilitado à população”, disse. O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa ressalta que “o foco do nosso município é cuidar da saúde, mas se precisar cuidar da doença também vamos cuidar. Trabalhamos com profissionais capacitados para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, para que nossa população seja bem atendida e tenha saúde de qualidade”.
Em Vila do Riacho, no último final de semana, a moradora Celi Leal Mateus Rodrigues disse que ficou feliz quando soube do dia D da saúde. “Eu fiquei sabendo da ação e aproveitei para trazer minha filha também para ser atendida. É muito bom um evento ao sábado porque durante a semana fica mais complicado de sair do serviço, mas hoje não tem desculpa para dizer que está sem tempo de cuidar da saúde”, disse a doméstica.
Joelson Soares que mora desde criança em Guaraná e sempre participa das atividades realizadas na comunidade. “É bom participar das atividades que oferecem para gente porque é bom cuidar da saúde, para sempre saber se está tudo bem. Durante a semana, a agente comunitária de saúde foi na minha casa avisar que teria o serviço aqui hoje aí eu não perdi tempo, vim participar”. Os trabalhos foram desenvolvidos por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnico e auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes administrativos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)