Prefeito dialoga sobre a valorização da cultura aracruzense

Publicado em: 18 de outubro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeito dialoga sobre a valorização da cultura aracruzense

A preservação da cultura aracruzense foi tema da reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), entre o prefeito Dr. Coutinho, o vereador Jean Pedrini, o secretário de Turismo e Cultura de Aracruz (Semtur), Moisés Mercier e Eliomar Mazoco e o Prof. Luis Cláudio Ribeiro, representantes da Comissão Espírito-santense de Folclore, e parte da equipe técnica da Semtur. O encontro foi para dialogar sobre o Projeto de Lei (PL) “Programa de proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares”. O PL, que foi encaminhado ao executivo, segue os trâmites normais para a sanção.

De acordo com Eliomar Mazoco, presidente da Comissão Espírito-santense de Folclore, é preciso reconectar as pessoas com suas origens. “Esse encontro tem uma importância histórica. Onde essa Lei foi implementada, se tornou um instrumento de preservação da cultura popular. No Espírito Santo, Aracruz está sendo o primeiro município a ir atrás disso”.

Moisés Mercier, secretário da Semtur, destacou a relevância do projeto para o município. “A matéria é importante para a manutenção da nossa cultura e para reforçar aos jovens aracruzenses a importância da sua identidade e assim, fazê-los entender da importância de suas origens. O PL reconhece a história dos mestres e mestras de Aracruz e reforça a manutenção da identidade do nosso povo”.

Quem apresentou o PL foi o vereador Jean Pedrini, que destacou que o objetivo é o de valorizar os mestres e mestras de Aracruz. “A matéria foi apresentada por mim, mas tive todo o apoio da gestão. Tenho certeza que será um passo importante para reconhecer e valorizar o trabalho dessas pessoas e assim proporcionar a eles o sentimento da sua história”.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Coutinho enfatizou o apoio da prefeitura na valorização da cultura de Aracruz. “Precisamos incentivar as pessoas a conhecer e valorizar sua cultura. Com isso voltaremos a sentir aquele sentimento que recordam a nossa origem. Enquanto puder, trabalharei para que o povo aracruzense conheça e sinta orgulho da sua história”.

Compartilhe em suas redes sociais: