Município de Aracruz terá mapa de áreas de risco atualizado pelo Serviço Geológico do Brasil

Publicado em: 18 de outubro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Município de Aracruz terá mapa de áreas de risco atualizado pelo Serviço Geológico do Brasil

O mapa de Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa de Aracruz será atualizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Nesta segunda-feira (18), geólogos do órgão estiveram na Secretaria de Habitação e Defesa Civil de Aracruz (Sehab) para apresentar as principais áreas riscos do município e elaboração de um roteiro para visitar essas áreas para elaboração de um plano de todo o município.


Estiveram presentes na reunião pela SEHAB, o secretário Alessandro Oliveira Lube, Gerente de Habitação, João de Jesus Pereira, Coordenador da Defesa Civil Municipal Daniel Rocha dos Santos, agente Defesa Civil Adinaldo Bento da Silva, o administrador Claydson Pimentel Rodrigues, o Sargento do Corpo de Bombeiros Guilherme Pivovar, e os geólogos do CPRM Marcelo de Queiroz Jorge e Victor Augusto Hilquias Silva Alves.

 

O CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil, tem como Missão Gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil.

“A ocupação de encostas sem nenhum critério técnico ou planejamento bem como a ocupação das planícies de inundação dos principais cursos d’água que cortam a maioria das cidades têm sido os principais causadores de mortes e de grandes perdas materiais. Esse trabalho será de suma importância para auxiliar a Defesa Civil de Aracruz na adoção de intervenções e ações mitigadoras, preventivas e de resposta em nossas áreas vulneráveis a desastres”, destacou o secretário da Sehab, Alessandro Lube.

Os documentos gerados pelo projeto serão disponibilizados em caráter primário à defesa civil municipal e os dados finais alimentarão o banco nacional de dados do recém-criado Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), localizado em Cachoeira Paulista – SP, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O CEMADEN será o órgão responsável pelos alertas de ocorrência de eventos climáticos de maior magnitude que possam colocar em risco vidas humanas.


Roteiro para realizar o levantamento delimitação de áreas de alto risco de enchentes e movimentos de massa.


1) Santa Cruz – Morro do Cruzeiro;

2) Praia do Sauê - alagamento;

3) Pedrinhas e DPM – Barra do Sahy – alagamento;

4) Barra do Riacho – Valão e cheia do rio Riacho – alagamentos;

5) Vila do Riacho / Comboios – alagamentos;

6) Guarana – Centro - Rio Araraquara;

7) Vila Nova – deslizamentos;

8) Guanabara - deslizamentos;

9) Limão - deslizamentos;

10) São Camilo - deslizamentos;

11) Polivalente - deslizamentos / alagamento;

12) Santa Luizia / Nova Esperança / Itaputera – deslizamento;

13) Segato / Fátima / Clemente / Portelina – alagamentos - deslizamentos;

14) Morobá / Morobazinho – alagamentos;

15) Irajá 1 e 2 - deslizamentos.

 

 

 

Infomações: Secretaria de habitação e Defesa Civil 

Compartilhe em suas redes sociais: