Prefeitura de Aracruz busca apoio do Governo do Estado para segurança nas praias durante o verão

Publicado em: 21 de outubro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Reunião entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, no dia 04 de outubro
Prefeitura de Aracruz busca apoio do Governo do Estado para segurança nas praias durante o verão

Apesar dos esforços da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) em atrair candidatos para o curso de formação de guarda-vidas, o município registrou baixa adesão de pessoas interessadas em atuar no serviço do Salvamar nas praias de Aracruz durante o verão que se aproxima.

A Prefeitura encaminhou um ofício ao Governo do Estado através do Major BM Lucas Sossai da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Aracruz (CBMES) solicitando reforço para garantia da segurança dos frequentadores dos balneários.

O município disponibilizou 60 vagas para guarda-vidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, 75 pessoas chegaram a se inscrever para o curso de formação, no entanto, somente 19 inscritos compareceram aos Teste de Aptidão Física (TAF) e atualmente apenas 15 estão participando do processo de formação realizado pelo Corpo de Bombeiros. O curso, além de ser obrigatório, prepara profissionais para atuarem como guarda-vidas. Este déficit, portanto, deixará reduzida a equipe responsável por realizar o trabalho de vigilância e proteção de frequentadores do litoral.

Foram feitas diversas campanhas de divulgação do curso, com vídeos e materiais gráficos em meios digitais e cartazes fixados em vários pontos de comércio, nos ônibus intermunicipais; reportagem em uma emissora de televisão e reuniões com os Centros de Referência da Assistência Social, com objetivo de divulgar o curso preparatório e as vagas para a próxima estação. A Semtur também disponibilizou as vagas para as prefeituras de Ibiraçu e João Neiva, mas houve baixa adesão.

De acordo com a Semtur, este número baixo de interessados em atuarem como guarda-vidas pode ser explicado por alguns motivos, como o alto índice em contratações e empregos gerados este ano no município e por se tratar de um trabalho temporário, entre os meses de dezembro de 2021 a março de 2022.

Durante o verão, época de maior movimento no litoral, banhistas deverão redobrar os cuidados de segurança para evitar afogamentos. Nadar em locais rasos e manter distância de pontos profundos; uso de colete em crianças e não as deixar entrarem sozinhas no mar e não entrar na água sob efeito de álcool ou com estômago cheio, são alguns dos pontos de segurança que deverão ser observados e reforçados pelos frequentadores das praias.


Compartilhe em suas redes sociais: