Caminhada de luta contra a Aids mobiliza população no combate ao preconceito e a doença

Hoje (08) pela manhã, aproximadamente 750 alunos da rede municipal de ensino de Aracruz, percorreram o Centro da cidade, levando à população mensagens de prevenção e combate a Aids e o respeito às pessoas que convivem com a doença, na 2ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no mundo todo no dia 1º. A ação é o ponto culminante do encerramento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, o SPE, desenvolvido este ano, com 15 escolas da rede municipal de ensino. O evento foi promovido pelas secretarias de Saúde e Educação, da Prefeitura de Aracruz.
A caminhada teve como tema central “Histórias de vida diferentes, mas uma causa comum: lutar contra o preconceito em torno da doença”. É a segunda vez que a estudante Vanessa Bergamini, de 14 anos, do 9º ano da EMEF Eurípedes Nunes Loureiro participa da ação. “É muito importante mostrar para as pessoas que têm preconceito que, quem tem Aids pode levar uma vida normal, como qualquer outra pessoa, mas temos que fazer a prevenção usando a camisinha para não pegar a doença”. O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa passou uma mensagem aos alunos. “Vocês alunos, iniciaram o dia de hoje de uma forma muito importante, levando informações de prevenção à saúde a toda a comunidade aracruzense. Cada um de vocês vai lembrar desta caminhada como demonstração de toda a consciência e conhecimento que vocês adquiriram com o SPE”, destacou.
A subsecretária Municipal de Educação, Andrea Cristina Almeida falou sobre o SPE. “A Aids é um tema muito discutido e estamos encerrando hoje o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, que vem dando certo, gerando resultados muito bons. Esse projeto não poderia ser inciado se os professores das 15 escolas participantes este ano, não entendessem a importância de trabalhar saúde e prevenção com os alunos de nossas escolas”.
Por ano, são registrados no país aproximadamente oito mil casos de Aids em jovens de 13 a 29 anos, segundo dados oficiais. O estudante Carlos Roberto Ritis Júnior, de 16 anos, que cursa o 9º ano no CMEB Professora Maria Luiza Devens, antigo Caic, falou da importância da caminhada no combate a esses índices. “A caminhada serve como uma lição de vida contra a Aids. Mostramos as pessoas que ela pode sim ser prevenida”, finalizou.
O SPE
O programa Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE tem como principais objetivos contribuir para a promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens; desenvolver ações articuladas no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde; envolver toda a comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva; contribuir para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids entre adolescentes e jovens escolares e promover a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores das suas realidades.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz
- Presença histórica: Aracruz recebe Ministra da Cultura no lançamento da 6ª Teia pela Justiça Climática
- I Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres vai reunir municípios em defesa dos direitos da mulher, em João Neiva
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída
- Próximo final de semana Vila do Riacho e Jacupemba serão palco de festa julina
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável