Trabalho Social "Aprenda, Cultive e Adote" conscientiza moradores do Residencial Nair Tosta Belfi

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretaria de Agricultura (Semag), Habitação e Defesa Civil (Sehab), Meio Ambiente (Semam) e Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), em parceria com a Caixa Econômica Federal, promoveu nesse sábado (04), das 8h às 11h, no Residencial Nair Tosta Belfi, em Guaraná, o Trabalho Social "Aprenda, Cultive e Adote" para os moradores do Residencial.
Foram várias as ações, atendimentos realizados com os moradores do residencial. A Semag prestou orientação acerca da horta doméstica e a Setrans falou da importância da coleta seletiva e o descarte correto do lixo. Já a Semam ensinou a fazer a compostagem demonstrando seus três métodos, sendo a caseira, feita com baldes, além do método lages, vaso compostor e no pneu.
“Nosso intuito principal foi prestar orientação sobre o não desperdiço dos alimentos, tentando reaproveitar o máximo (talos, folhas e cascas). A pessoa que não conseguir reaproveitar deve fazer a compostagem, sendo que o composto produzido torna- se um adubo orgânico, que pode ser utilizado em hortas e plantas”, explicou Eva Cordeiro, pedagoga da Semam.
De acordo com o secretário Alessandro Oliveira Lube (Sehab), além de orientar os moradores sobre o descarte correto do lixo, cultivo de horta doméstica e como fazer adubo orgânico, os moradores também tiveram a oportunidade de fazer a solicitação de isenção do ITBI, abrir um processo novo para quem ainda não fez e assinar o processo para quem ainda não assinou.
A coordenadora desse Trabalho Social e funcionária da empresa Jeo Brasil, contratdada da Caixa Econômica, Mirian Vieira Santos Correa, comentou sobre o quão importante foi a realização do evento, “Esse projeto foi de suma importância pois os moradores puderam obter a escritura das casas. Foi um sucesso e houve grande adesão. Eles ainda tiveram a oportunidade de receber orientações práticas da culminância de todas as atividades realizadas com as crianças do Clubinho Amigos da Natureza”, disse.
As atividades do Clubinho Amigos da Natureza foram executadas pela Educadora Social e moradora Katiani Poltronieri Ribeiro, cujo ensino durante o projeto abordou o cuidado com o meio ambiente. O impacto social está visível na comunidade com mudança no comportamento e apoio dos pais na educação ambiental. Como técnica responsável me sinto grata e extremamente satisfeita com o trabalho realizado”, finalizou Mirian.
A empresa Jeo Brasil foi a responsável pela realização das ações na área social que estão sendo desenvolvidas com os moradores do residencial, envolvendo mais de 346 famílias. Ao todo foram realizados 77 atendimentos para informações da horta doméstica, 60 atendimentos sobre importância da coleta seletiva e o descarte correto do lixo, e 20 atendimentos de busca de informações do imóvel.
Além disso, 70 beneficiários solicitaram abertura de processo para isenção do ITBI para escrituração imóvel pela Caixa Econômica e outros 35 moradores tiveram informações sobre como fazer a compostagem. A Secretaria de Agricultura também beneficiou duas residências com a construção da horta doméstica.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Conferência das Cidades de Aracruz é validada pelo Estado e avança para etapa estadual
- Procuradoria-Geral inicia contato direto com cidadão para negociar débitos municipais
- Expo Aracruz 2025: Prepare o chapéu, a bota e a fivela e venha viver uma experiência incrível que prefeitura preparou para você
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 77ª Chamada
- Famílias de Guaraná serão beneficiadas com a entrega de pequena barragem
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 24ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: RETIFICAÇÃO da 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)