Dona Astrogilda: vídeoclipe em homenagem à Rainha do Congo é filmado na Vila do Riacho

Publicado em: 06 de dezembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Dona Astrogilda: vídeoclipe em homenagem à Rainha do Congo é filmado na Vila do Riacho

A Vila do Riacho é o cenário perfeito de um videoclipe em homenagem à dona Astrogilda. A vida cotidiana da comunidade, as crianças, a Igreja Católica construída em 1925, o terreiro e, claro, a Banda de Congo São Benedito do Rosário. Esses são os principais elementos do vídeo que ilustra a canção “Dona Astrogilda”, composição da artista Monique Rocha, que também dá voz à canção que é uma mistura de samba com arranjos tradicionais do congo.

As gravações aconteceram no final de semana passado. Um motivo especial para reunir os integrantes da Banda de Congo que fazem acontecer a história da Vila do Riacho. Eles se apresentaram no lado de fora da Igreja Católica, junto com Monique Rocha, e coloriram ainda mais o ambiente com branco e azul, as mesmas cores evidentes no céu daquele final de tarde.

Monique Rocha parecia encantada e sua alegria se fundia às paisagens. Segundo ela, a música foi inspirada em um encontro com a dona Astrogilda, em 2010. Anos depois, a cantora retorna ao local, mas com a missão de perpetuar o legado da querida Rainha. “A gente quis retratar justamente o que ela representa, que é o terreiro, a igreja, a devoção a São Benedito e à Banda de Congo, que é uma das mais antigas do Brasil. Nossa intenção é trazer o universo dela em sincronia com o meu universo, que é o que venho pesquisando há muito tempo, dentro do meu trabalho como artista”, disse ela.

Rosa Galdino, atual Rainha da Banda de Congo São Benedito do Rosário, dançou como nunca durante as gravações. Ela utilizou o manto que herdou de Dona Astrogilda, inclusive um broche pedindo “Basta de Racismo”, também deixado pela eterna Rainha. “O clipe veio para agregar os componentes da banda de congo. É um momento de resgatar memórias”, contou ela após as gravações.

A filha de Dona Astrogilda concorda com Rosa Galdino. Para ela as gravações do vídeoclipe foram um momento de resgatar memórias. “A gente se sente muito feliz com a homenagem. É o legado, a representatividade dela que permanece muito forte dentro de nós e guardamos essa tradição com muita força para ela não morrer”, enfatizou Cristiana Ribeiro.

Para o secretário de Turismo e Cultura de Aracruz, Moisés Mercier, as gravações do vídeoclipe na Vila do Riacho são uma forma de valorizar o povo, de trazê-los para dentro da memória coletiva do município e até mesmo de valorizar a cultura de matriz africana. “Somos um povo de tradições, constituído pela diversidade cultural. O Congo é um elemento fundamental da nossa história, ele fala dos nossos antepassados e da formação do povo aracruzense. A Monique Rocha e sua equipe vieram perpetuar essa cultura com um registro histórico e com a missão de transmitir o legado deixado por Dona Astrogista”.

O vídeoclipe da música “Dona Astrogilda” conta com recursos do Edital Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A previsão é que o lançamento seja no início de 2022, no canal do YouTube da Monique Rocha.

   
   


Por Luã Quintão 
Revisado por Renato Lana
Editado por Alessandra Mesquita 

Compartilhe em suas redes sociais: