Prefeito sanciona lei que declara a Banda de Congo São Benedito do Rosário patrimônio artístico-cultural imaterial

Publicado em: 09 de dezembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeito sanciona lei que declara a Banda de Congo São Benedito do Rosário patrimônio artístico-cultural imaterial

Foi sancionado pelo prefeito Dr. Coutinho nesta quarta-feira (08) a Lei Nº 4.431 que declara o evento cultural e religioso de São Benedito do Rosário e a Banda de Congo São Benedito do Rosário, da comunidade de Vila do Riacho, como patrimônio artístico-cultural imaterial do município. O vereador Léo Pereira foi o proponente do Projeto de Lei (PL).

A comemoração é realizada anualmente de 17 a 27 de dezembro, na referida localidade, com missas e procissões, e tem como objetivo valorizar a banda de congo, fundada em 27 de dezembro de 1798 para fomentar a cultura e aquecer o turismo local. O congo já é uma tradição no município, tanto que a Banda de Congo São Benedito do Rosário é uma das mais antigas do Brasil. A saudosa Dona Astrogilda, falecida em julho deste ano, recebeu da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) o título de “Mestre da Cultura Popular do Espírito Santo” em 2014. Ela foi uma das responsáveis por defender e manter viva a cultura na comunidade. 

“O congo no Estado reúne conceitos, atores, práticas, linguagens e locais em torno da devoção existente a São Benedito. O registro do bem cultural de natureza imaterial possibilita a identificação, o reconhecimento e a proteção do patrimônio cultural em todo o nosso município, já que abrange boa parte do Estado com cerca de 67 grupos”, disse o secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier.

Compartilhe em suas redes sociais: