Secretaria de Agricultura entrega mudas de enxertos de clones de cacau a produtores aracruzenses
Para valorizar a agricultura e contribuir para que os produtores rurais de Aracruz tenham novas possibilidades de complementar a renda familiar, a Secretaria de Agricultura (Semag) realizou na manhã desta sexta-feira (04), a entrega de mudas de cacau clonadas. Foram entregues 2.300 mudas que contemplaram 18 agricultores aracruzenses com clones PS1319 e PH16 e CCN15, que são espécies voltadas para o clima da região, com alta produtividade e resistente a pragas.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Dr. Coutinho, o vice Beto vieira, os vereadores Cecéu, Tião Cornélio e André Carlesso, o secretário da Semag Mauro Demartha e produtores rurais.
“O primeiro passo foi produzir as mudas de cacau que são adeptas a nossa região, e o segundo passo foi dado hoje, com a entrega das espécies aos nossos produtores. A Semag oferecerá todo o suporte a essas pessoas para que a produção seja de qualidade e a cultura cacaueira se torne uma nova atividade desenvolvida em nosso município”, destacou o secretário da Semag, Mauro Demartha.
Beto Vieira reforçou a parceria da prefeitura de Aracruz com os produtores rurais. “Nossa gestão tem buscado valorizar os agricultores que não são importantes apenas para o município, mas sim para todo o país. Sem eles não temos comida na mesa e diante disso, nos colocamos à disposição para que eles tenham todo o suporte e assim, produzir frutos de qualidade”.
O senhor Edmundo Gorza De Martha foi um dos produtores que recebeu as mudas de cacau e contou que pretende aumentar a renda familiar com o novo cultivo. “Já produzo café e coco verde, mas quero investir na cultura do cacau. Com a venda dos frutos, pretendo ter um complemento da renda, uma vez que os lucros do café nem sempre são bons”.
Edmundo estava acompanhado da esposa, a senhora Maria Aparecida Mandelli, que também vai utilizar parte da produção do fruto para fortalecer os rendimentos. “Do cacau podemos fazer muitas coisas, como cocada, chocolate e até extrair o mel e com isso, melhorar nossa renda”, finaliza.
As mudas
Os enxertos dos clones PS1319 e PH16 são hastes de cacau “matrizes” adaptadas e com alta produtividade em nossa região. Após esse processo, é feita as enxertias em "Cavalos" já com seis meses de germinação e 90 dias após podem ser entregues aos produtores.
Os enxertos são produzidos no viveiro municipal que, no momento, possui cerca de 19 mil mudas de cacau que estão em fase de germinação e enxertia e são vendidas aos produtores por R$3,00, valor abaixo do comercializado. No momento existem 120 produtores rurais de Aracruz na lista de espera.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento