Lixo: Prefeitura retira 164 toneladas a mais da orla durante o mês de janeiro

Publicado em: 04 de fevereiro de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Lixo: Prefeitura retira 164 toneladas a mais da orla durante o mês de janeiro

Um ambiente totalmente limpo e seguro, é o que turistas e cidadãos aracruzenses têm encontrado ao frequentar as praias do município de Aracruz. Para isso, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) vem disponibilizando desde o início de janeiro equipes extras que estão atuando na faixa de areia e restinga. A quantidade de lixo recolhido assusta: 164 toneladas recolhidas a mais do que no mês de dezembro.

Durante a alta temporada, as praias estão recebendo um número grande de pessoas, principalmente nos finais de semana. Com isso, os funcionários atuam das 5h às 10h para reforçar a limpeza. Assim, todos os frequentadores podem encontrar as praias aptas e seguras para uso no início do dia. 

Lixos dos mais variados tipos são encontrados, como garrafas e latas de cerveja e refrigerante, garrafas de água, brinquedos de plástico quebrados, restos de comida, papéis e guardanapos, espetinho do churrasquinho, entre outros. Os resíduos deixados nas praias podem trazer consequências para o meio ambiente, portanto, o ideal é que cada família ou pessoa leve sua sacola plástica e/ou faça o descarte correto nas diversas lixeiras espalhadas pelas praias. 

Mas, será que todo esse lixo recolhido deveria ter um único destino ou poderia ir para a Coleta Seletiva? “Se a pessoa não tiver responsabilidade sobre o seu lixo, isso vai acabar se tornando cada vez mais comum. É possível fazer a coleta seletiva na praia, basta o cidadão ter consciência. O lixo reciclável é encaminhado a uma associação de recicláveis que vive deste material e depende da nossa atitude para que tenha o emprego. Nesses espaços, o lixo passa por uma triagem, pois, mesmo com a coleta seletiva, pode ocorrer de ter resíduo comum. Reciclar é uma das atitudes diárias de preservação ambiental”, comentou a Assessora Especial da Setrans, Francine Sousa.

De acordo com o secretário da pasta, Almir Vianna, ir à praia faz parte do cotidiano de muita gente. “Estamos trabalhando todos os finais de semana com essas equipes extras para que todos possam encontrar um ambiente saudável e seguro. Por isso, é importante que os banhistas se atentem quanto ao descarte, principalmente nas restingas. A destinação incorreta afeta o meio ambiente e acaba onerando os cofres públicos. Precisamos da ajuda de todos para que tenhamos praias mais limpas, além de contribuir para a preservação da natureza e dos recursos hídricos”, disse. 

Quais são os resíduos recicláveis?

São basicamente todos os materiais feitos de plástico, garrafas de vidro, papel seco e metal que são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos, borrachas e clipes.

Se você é morador ou tem uma casa na praia e quer fazer a Coleta Seletiva, entre em contato que uma equipe fará o recolhimento na residência. Retire todos os resíduos orgânicos das embalagens e acondicione o material em sacolas ou sacos de até 100 litros. Os vidros devem ser embalados para não quebrar ou machucar os coletores ou aqueles que fazem a triagem.

 

Serviço:
Coleta Seletiva
Telefone: 27 9 9741 8382



Compartilhe em suas redes sociais: