Aracruz é o 2º município do ES que mais testou para Covid-19

Publicado em: 09 de fevereiro de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz é o 2º município do ES que mais testou para Covid-19

O município de Aracruz foi um dos que mais realizou a testagem em livre demanda para a Covid-19 no mês de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou a testagem em 26,2% da população, sendo 27.040 testes realizados com 10.835 casos positivos. Esse dado foi divulgado nesta terça-feira (08), pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

O objetivo da ampliação da testagem foi detectar casos da nova variante do coronavírus, a Ômicron, na população em geral. A iniciativa buscou reduzir a disseminação da doença no município, apesar dos altos números de testes positivos. Para atender a alta demanda, a Semsa ampliou a testagem para a população, independente dos sintomas, em diversos pontos como shopping, apoio comunitário, Centro de Reabilitação (Creara), Arca e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O teste realizado foi o de “coleta swab nasal rápido", que tem o resultado em até 15 minutos. Para realizar a testagem não houve necessidade de encaminhamento médico, apenas apresentar CPF ou documento pessoal com foto.

A secretária da pasta Rosiane Scarpatt disse que os testes continuam sendo realizados. “Nossas equipes estão de parabéns pelo empenho e comprometimento no trabalho realizado, inclusive nos finais de semana e feriados. Os números demonstraram a capacidade de disseminação da variante, aliada ao descuido, aglomeração, principalmente nas comemorações de final de ano. Mas não paramos por aqui, os serviços de testagem e vacinação continuam a todo vapor em locais estratégicos, visando a alta temporada”, comentou. 

Para o prefeito Dr. Coutinho, a ação permitiu que o município obtivesse informações sobre a circulação do vírus para a tomada de decisões. “Foi atuando todos os dias que conseguimos testar,  identificar e notificar os casos positivados. A administração municipal tem planejado ações e trabalhado para evitar a circulação do vírus, continuando a orientar quanto aos cuidados já conhecidos por todos nós, como o uso de máscaras, distanciamento social, álcool em gel, além de completar todo o esquema vacinal. Acreditamos na ciência e na eficácia da vacina contra a Covid-19, afinal, ela é indispensável para evitar agravamentos e, sobretudo, salvar vidas”, disse.


 

Compartilhe em suas redes sociais: