Primeira ação do Turismo de Aventura em Aracruz neste ano ofereceu trilha guiada para pessoas com mobilidade reduzida

Publicado em: 14 de março de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O Secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier, na companhia dos cadeirantes Marcos Vinícius e Maurício Vieira antes da subida ao Monte Serrat
Primeira ação do Turismo de Aventura em Aracruz neste ano ofereceu trilha guiada para pessoas com mobilidade reduzida

Intitulado “Todos na Montanha”, a primeira ação do Turismo de Aventura em Aracruz neste ano de 2022 ofereceu uma espetacular trilha guiada para pessoas com mobilidade reduzida no Monte Serrat. A ação aconteceu na manhã deste domingo (13), se tornando mais um evento de inclusão no município, que já ofereceu durante o verão, o projeto “Nossa Praia”.

Na ocasião, os cadeirantes Marcos Vinícius e Maurício Vieira foram conduzidos até o cume do morro, onde se encontra a igrejinha. A subida foi acompanhada por servidores das Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp) e Turismo e Cultura (Semtur), com duração aproximada de três horas. “O esporte tem esse poder de transformar a vida das pessoas. Pra mim isso foi uma ferramenta de inclusão, pois antes de conhecer o esporte eu vivia uma vida sedentária, ficando em casa, muitas vezes desanimado. Mas quando a prática esportiva entrou na minha vida, percebi que eu era capaz. Ganhei novas oportunidades e pude conhecer novos lugares e pessoas, o que me proporcionou uma melhor qualidade de vida, pois estou muito mais disposto e sem problemas de saúde, mesmo estando em uma cadeira de rodas”, destacou Marcos Vinícius.

Ainda de acordo com Marcos Vinícius, a subida no morro do Monte Serrat foi um desafio que fez seu coração bater forte. “Meu coração está acelerado e batendo forte. Já tive a oportunidade de participar da subida no Morro do Moreno, em Vila Velha, porém não é sempre que temos esse tipo de ação. Por isso aceitei o convite para poder ficar em contato com a natureza novamente e poder desfrutar dessa maravilha”, disse.

Maurício Vieira também lembrou de seu sedentarismo antes de começar a praticar esportes. “Era muito sedentário, sem fazer nada dentro de casa, e quando apareceu esta oportunidade das práticas esportivas minha vida mudou bastante, superando todas as expectativas. Posso afirmar que hoje em dia a vontade de viver é muito maior. Essa foi a primeira vez que subi o Monte Serrat, uma oportunidade esperada há muito tempo, pois acompanhava as subidas aqui nas redes sociais, e me perguntava se conseguiria participar de um evento com esse. Hoje estou aqui”, destacou.

O Secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier, compareceu ao evento e falou como o município tem investido em eventos de inclusão. “Aracruz é uma cidade que prega a inclusão social, como o projeto Nossa Praia, que proporcionou às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a entrada no mar com as cadeiras anfíbias. E hoje nós estamos aqui apoiando esse projeto tão importante, que leva a essas pessoas dignidade, respeito e solidariedade. Esses dois paratletas terão a oportunidade de conhecer nosso cartão postal que é um símbolo para o município, pois elas acompanham nas redes sociais e muitas vezes não têm essa oportunidade”, afirmou.

O idealizador do evento, Luciano, agradeceu o apoio da prefeitura de Aracruz. “No início tínhamos nossa programação era de levar somente um cadeirante, porém surgiu a oportunidade de levarmos dois paratletas do estado, o que foi muito gratificante e um sucesso que não esperávamos. Para levá-los até o cume do morro contamos com o apoio das Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Turismo e Cultura. Foi uma subida difícil, com um calor forte, mas os depoimentos das pessoas que participaram foram muito interessantes. Os dois cadeirantes ficaram vislumbrados com a vista que o lugar oferece, isso renovou nossa energia. Muito obrigado a todos os envolvidos", falou. 



Compartilhe em suas redes sociais: