Semam realiza ação para recuperação de manguezal
A recuperação do mangue do rio Piraquê-Açu vem sendo estudada por equipes da secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam), que visitaram o local na manhã da última segunda-feira (28), junto a alunos de doutorado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus, técnicos do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), empresa que representa a Suzano, e moradores das comunidades de Baiacu, Boa Vista, Pirassununga e Santa Rosa.
A ação se deu por meio de uma visita do prefeito Dr. Coutinho, junto do secretário da Semam, Aladim Cerqueira, à comunidade de Pirassununga, que solicitou a recuperação do mangue que, em 2016, foi atingido por uma forte chuva de granizo e sofreu a perda de 500 hectares de vegetação. O manguezal passa pelas comunidades de Santa Rosa, Lajinha, Pirassununga, Boa Vista, atravessa o rio Piraquê-Açu e pega uma faixa do Irajá.
Diante da solicitação da comunidade, foi marcado um outro encontro com as equipes técnicas que se reuniram com um grupo de catadores e pescadores para traçar estratégias de recuperação do ecossistema, como o plantio e coleta de propágulos, que são as estruturas reprodutiva da planta que formam o manguezal.
“A recuperação do manguezal é importante para termos um ecossistema sadio e equilibrado. A colaboração dos catadores é muito valiosa para o sucesso do projeto, afinal, eles são os guardiões do manguezal. O manguezal, além de ser um gerador da renda para a comunidade do entorno, é berçário da vida marinha”, destacou Rhayrane Pedroni, subsecretaria da Semam.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo