Saúde, Educação e Desenvolvimento Social se reúnem para desenvolver políticas públicas à população aracruzense

Publicado em: 27 de abril de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Saúde, Educação e Desenvolvimento Social se reúnem para desenvolver políticas públicas à população aracruzense

Como forma de estreitar os laços das políticas públicas desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), foi realizado na tarde da última terça-feira (26), o 1º Encontro do Programa de Saúde na Escola (PSE). Na oportunidade, a Semsa e a Semed entenderam a importância da participação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) nas ações e firmaram uma parceria com a pasta no desenvolvimento do programa.

O momento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI), um dos equipamentos da Semds, e nessa primeira fase contou com a participação de diretores das escolas da rede municipal de ensino, enfermeiros e representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O objetivo foi apresentar os serviços oferecidos por cada pasta para que, assim, cada representante de unidades e CRAS de referência pensem em ações conjuntas para a prevenção e promoção de saúde. 

“Para o Desenvolvimento Social é de extrema importância realizar um trabalho em rede integrando as ações de saúde, educação e assistência. Essa parceria contribui para potencializar os atendimentos às famílias atendidas pelos serviços oferecidos a todos os cidadãos”, destacou Iohana Kroehling, secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds).  

A próxima fase será de reunião entre as escolas, onde cada unidade formará seu grupo gestor, incluindo os alunos, para colocar em prática as ações e metas do PSE. 

 

PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas das referidas áreas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola, que é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

 

Compartilhe em suas redes sociais: