Mãe assistida pelo Renascer Mulher consegue reaver guarda dos filhos após tratamento contra o alcoolismo

Publicado em: 11 de maio de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Mãe assistida pelo Renascer Mulher consegue reaver guarda dos filhos após tratamento contra o alcoolismo

Emoção, superação e vínculo familiar. Para uma família do bairro Itaputera, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Secretaria de Saúde (Semsa) e Conselho Tutelar, essas foram as palavras que marcaram a tarde desta quarta-feira (11). Uma linda história de superação de M.D.R, de 45 anos, que está vencendo o alcoolismo, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e conseguiu reaver a guarda dos seus quatro filhos, conforme decisão judicial proferida nesta terça-feira (10).

Com o apoio do Projeto Renascer Mulher, a genitora travou uma batalha contra a dependência e, junto da equipe multidisciplinar, a Semds solicitou a internação compulsória, pois já havia sido constatado que a mesma não conseguiria zelar pelas crianças da forma como prevê as legislações vigentes. 

Após o período de internação e com o devido acompanhamento do projeto, M.D.R viu que não adiantaria fazer o tratamento sendo que o problema permanecia dentro da sua casa com o esposo, também alcoolista. Ao perceber que perderia a família com a decisão da esposa de se separar, o pai das crianças também decidiu travar a batalha e aderiu ao tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), no Bela Vista.

Devido ao consumo excessivo de álcool, muitas vezes os genitores não demonstram muito carinho, preocupação e afeto, deixando de cumprir com o devido papel. E esse foi o motivo que fez com que o casal perdesse a guarda dos quatro filhos e o poder familiar que tinha sobre eles. Durante dez meses, os quatro filhos da genitora citada acima - um de sete anos, um de nove anos e os gêmeos de dez anos - estão sendo assistidos pelo Conselho Tutelar e ficaram sob acolhida do abrigo Recriando Vidas. Durante esse tempo, os pais puderam visitá-los para que houvesse um fortalecimento de vínculos. 

Com muita determinação, a mãe está se dedicando à recuperação e, com a evolução, na tarde desta quarta, pôde receber os filhos na porta de casa com muita emoção. Como os assistidos ficam sempre abalados emocional e psicologicamente, os genitores e as crianças continuam sendo acompanhados pela rede de apoio (Conselho Tutelar, Projeto Renascer Mulher, CREAS, CRAS, Ministério Público).

Para quem lida com essa realidade, como é o caso das conselheiras tutelares, Fernanda Carvalho e Tatiane Borlini, o sentimento é de uma etapa vencida.  “Esperamos que essa família seja reconstituída. Acompanhamos de perto a luta dessa mãe para que os filhos voltassem para o lar, o seu apego e amor. Nas visitas, a mãe falava que não queria que tirássemos os filhos dela, mas a situação se tornou caótica e insustentável do ponto de vista do bem-estar dos pequenos. Agora, torcemos para que os pais continuem cumprindo todos os acordos e que sejam felizes”, disse a conselheira tutelar, Fernanda Carvalho. 

“Estou muito feliz por ter os meus quatro filhos comigo novamente. Eu estava muito ansiosa. Continuarei fazendo todo o tratamento e acompanhamento que for necessário. Fui muito bem acolhida pela equipe do Renascer Mulher e todos os envolvidos, que me fizeram entender a real situação e suas consequências. Eu e meu esposo continuaremos longe da bebida para que nossa família volte a ser como antes, feliz. Sabia que meus filhos estavam sendo bem cuidados, mas queria eles perto de mim”, disse, emocionada, M.D.R.

Para a subsecretária da Semds, Gilcinéia Xavier Ferreira, o município tem dado o suporte necessário para que histórias como essa sejam felizes. “O Renascer Mulher tem colecionado lindas histórias de superação, como dessa mãe que, com força de vontade, está conseguindo vencer o vício. Por causa do álcool e das drogas ilícitas vemos muitas famílias sendo destruídas, e os efeitos prejudiciais causados na vida do dependente e dos familiares trazem reflexos no dia a dia. É muito emocionante acompanhar de perto pessoas determinadas como ela, que conseguem entender a gravidade da situação e continuam lutando pela sua família. É uma luta diária vencer o alcoolismo. Estamos todos torcendo muito para que ela e o esposo tenham força para superar, de verdade, para ficarem mais perto dos filhos”, comentou. 

Renascer Mulher

O Núcleo Social e de Saúde de Prevenção e Apoio às Mulheres Vítimas do Uso Abusivo de Drogas, denominado como Programa Renascer Mulher, criado pela Prefeitura de Aracruz, sob a Lei Nº 4.406/2021, reúne diversas histórias de quem travou a batalha contra a dependência química e carrega as lembranças da luta por uma vida mais digna e saudável. 

O Programa, que é realizado por meio de uma ação integrada das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) e de Saúde (Semsa), visa o fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas por mulheres. Com isso, os profissionais envolvidos já contabilizam histórias de quem superou a dependência ou quem está no caminho para mudar de vida. 

Apto a receber mulheres que são vítimas do uso abusivo das drogas, o Renascer Mulher atende aquelas encaminhadas pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia da Mulher, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos projetos sociais do Município, além das demandas originárias das Secretarias executoras do programa.

“Resgatar histórias e vidas. Esse é o propósito do Renascer Mulher que, com a união e compartilhamento de esforços, responsabilidades dos envolvidos - mulheres atendidas, famílias e amigos -, e força de vontade, possamos obter resultados felizes e que as assistidas consigam retomar ao convívio familiar. Para o tratamento ser eficaz, é preciso que cada usuária reconheça  e aceite a situação vivida e queria, de fato, a mudança”, disse a secretária da pasta, Iohana Kroehling.

Aquelas que tiverem interesse em participar do Programa Renascer Mulher é só procurar voluntariamente o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Telefone: 27 3270 - 7433 / 2228 / 2229


 

Compartilhe em suas redes sociais: