Coleta Seletiva: uma grande aliada da população e do meio ambiente
Com o objetivo de estimular a prática de reciclagem de materiais, valorizar e proteger o meio ambiente, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) vem atuando para que a Coleta Seletiva no município cresça e seja, de fato, uma aliada dos cidadãos aracruzenses. De fevereiro a abril, a Associação dos Catadores Recicle Aracruz recebeu mais de 119 toneladas de materiais.
Dentre os resíduos mais descartados nos Ecopontos e no recolhimento domiciliar estão vidros, papelões, papéis branco, sucatas, garrafas PET, metal, entre outros. No município, esse número cresceu, porém, ainda é pequeno; mas a Setrans acredita que essa quantidade deve aumentar durante o ano, haja vista que possui demandas de todos os cantos da cidade. Para participar é bem simples, o cidadão pode cadastrar a sua residência no telefone (27) 99619-1424 (Recicle Aracruz) ou (27) 99741-8382 (Limpeza Pública/Reciclagem) e agendar o recolhimento; ou separar o que é reciclável ou levar até um ponto de entrega voluntária (PEV).
Os Ecopontos do bairro Segatto e do Itaputera (antiga fábrica de manilhas) já registram ótimos números do descarte regular de recicláveis. Também existe um trabalho em parceria com escolas, condomínios, igrejas, associações, entre outros. A Prefeitura identificou que, nos ecopostos espalhados pelas vias públicas, como parques e praças, a coleta não estava funcionando, além de sofrerem atos de depredação e vandalismo.
Para a assessora técnica da Setrans, Francine Sousa, com a separação do lixo seco do úmido facilita muito o aproveitamento dos materiais. “A nossa expectativa é que a Coleta Seletiva tenha um aumento significativo, diminuindo o volume total de lixo recolhido pelo município e destinado ao aterro sanitário. Dessa forma, ajudamos o meio ambiente e, no processo de reciclagem, muitos materiais podem ser reutilizados, além de contribuir para a limpeza da cidade. É necessário que a população faça a adesão para que o número aumente e continue gerando emprego e renda, além de ajudar a contribuir com o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Assim, os cuidados com o meio ambiente passam a ser mais relevantes, juntamente com a bandeira da sustentabilidade”, comentou.
“O nosso compromisso é disponibilizar pontos de descarte e conscientizar a população quanto à coleta seletiva. Ajudar a preservar os recursos naturais e diminuir a geração de lixo são deveres de todos nós, enquanto cidadãos. Estamos atuando para ampliar o volume de materiais reciclados em Aracruz, com ecopontos e outros, para que a população compreenda a importância do processo”, pontuou o secretário da pasta, Almir Vianna.
Como separar o lixo?
O ideal é ter duas lixeiras em casa, uma para o lixo orgânico e outra para o lixo reciclável, que não deve ser molhado, pois inviabiliza o reaproveitamento na Recicle Aracruz. Vidro, plástico, garrafas PET e latas são os mais comuns descartados. Embalagens gordurosas, como de pizza e outros, não servem para a coleta seletiva.
Os materiais considerados cortantes devem ser embrulhados em jornais ou papéis de espessura mais grossa e etiquetados para que o coletor não se machuque. Também é orientado reforçar os sacos de lixo para que fique mais resistente.
Produtos Recicláveis:
- Plásticos:
Embalagens de refrigerante (PET); embalagens de produtos de limpeza; embalagens de produtos de higiene; embalagens de frutas; legumes e ovos; tampas plásticas; copos de plástico; pratos de plástico; talheres de plástico; canudos; baldes e bacias; sacos e sacolas de plástico; brinquedos de plástico; utensílios de cozinha de plástico; escovas de dente; escovas de cabelo; parte exterior de canetas, esferográficas, acrílico.
- Vidros:
Recicláveis; garrafas de bebidas alcoólicas; garrafas de bebidas não alcoólicas; copos de vidro comum; cacos de vidro comum; frascos de molhos e condimentos; potes de produtos alimentícios; frascos de perfumes; frascos de produtos de limpeza; vidros de janelas, vidros de automóveis.
- Metais:
Latas de óleo; latas de sardinha; latas de refrigerante; latas de cerveja; tampas de iogurte; folhas de alumínio limpas; sachês de café; embalagens de marmitex; ferragens; arames; fios de cobre; panelas sem cabo, latas de aerossol.
- Papéis:
Papéis para escrever ; papéis de escritório; cadernos; jornais; revistas; panfletos; papéis de embrulho; papéis de seda; caixas de papelão; cartolinas; papéis kraft; papéis heliográficos; papéis filtrantes; papéis de desenho; embalagens longa vida; listas telefônicas; papéis impressos, aparas de papel.


Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa