Prefeitura de Aracruz participa de Encontro Técnico Nacional de Nutricionista do PNAE – 2022

Publicado em: 27 de maio de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O encontro virtual apresentou as novidades, as atualizações e as informações técnicas e práticas sobre a execução das ações de alimentação e nutrição
Prefeitura de Aracruz participa de Encontro Técnico Nacional de Nutricionista do PNAE – 2022

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quinta-feira (26), de um Encontro Técnico Nacional de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O encontro, que foi virtual, foi destinado aos profissionais que atuam nas creches municipais, e a Semed foi representada pela nutricionista Daiene Souza Gonçalves.

Ele objetivou apresentar as novidades, as atualizações e as informações técnicas e práticas sobre a execução das ações de alimentação e nutrição para aprimorar a execução do PNAE.”Tivemos como foco a alimentação escolar para os estudantes de até três anos de idade, abordando aspectos nutricionais, da educação alimentar e nutricional, além das conquistas e os desafios alcançados na creche a partir da publicação da Resolução CD/FNDE nº 6/2020”, destacou Daiene.

Ainda de acordo com Daiene, Aracruz foi um dos seis municípios do Brasil convidados para esse encontro. Ela também comentou sobre a Resolução CD/FNDE nº 6/2020. “O PNAE é um programa Federal, e fomos um de seis municípios em todo Brasil a participar. O FDNE é o fundo que libera a verba para a merenda escolar e para o funcionamento das escolas. Nós discutimos uma nova resolução que alterou a legislação que rege a alimentação escolar, mudando o cardápio escolar, como as proibições da adição de açúcar e de alimentos multiprocessados para crianças de zero a três anos, além da limitação e redução dos mesmos para crianças de quatro a cinco anos e de toda unidade escolar”, explica.

O município de Aracruz teve a oportunidade de apresentar suas experiências e dificuldades em implantar essa nova legislação. “Tivemos uma roda de palesta com profissionais renomados pela manhã e outra roda de conversa com os demais municípios pela tarde, abrangendo a agricultura familiar, educação nutricional, cardápios escolares e atendimentos de crianças especiais. Foi um leque bem grande de trabalhos voltados para projetos de educação nutricional. Foi muito proveitoso, pois transmitimos isso para todo o país”, enfatizou.

Compartilhe em suas redes sociais: