Alunos com necessidades especiais têm atendimento especializado em Aracruz
Acesso à educação é um direito humano inquestionável, por isso, a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Diversidade – Segmento Educação Especial – vem desenvolvendo ações para inclusão de alunos com necessidades especiais. Desde 1998, a política de educação especial, potencializa a inclusão da pessoa com deficiência, transtornos globais no desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em todas as unidades de ensino municipal. Em 2010, dos 16.172 alunos da rede municipal, 309 tinham Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e estudaram em classes comuns, sendo contemplados com serviços de apoio especializado, em seu turno de escolarização ou em seu contraturno escolar.
“As gargalhadas de Vivian ao chegar em sala de aula demonstram a sua alegria em conviver com outras crianças sem distinção de tratamento”. É assim que Jocimara Barbosa Simora de 33 anos, mãe de Vivian Simora Recla, de 09 anos, aluna do Ensino Fundamental da EMEF “Zilca Nunes Vieira Bermudes” descreve o cuidado e a preocupação da Secretaria de Educação em oferecer de fato uma educação inclusiva. “O desenvolvimento motor e cognitivo dela melhorou muito em um ano. A Vivian tem paralisia cerebral e inicialmente foi estudar na APAE, quando me falaram que ela tinha que frequentar uma escola regular fiquei revoltada. Entretanto, esse sentimento mudou quando no primeiro dia na nova escola percebi o carinho e o cuidado dos profissionais e dos colegas de classe para com ela. Para a Vivian estar na escola é uma alegria. Fico emocionada quando percebo o prazer que a minha filha tem ao escrever, apesar da dificuldade na coordenação motora e de necessitar de ajuda da Auxiliar de Professor de Educação Infantil (APEI)”.
A Prefeitura de Aracruz assegura a criança, adolescente, jovem e adulto o direito de estar na escola e nela se desenvolver. Todas as pessoas, independente da sua condição física, mental ou social, têm o direito de ter acesso à educação escolar, em qualquer nível ou modalidade, por isso, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica das escolas municipais.
Há 12 anos a administração pública municipal vem fazendo investimentos na formação continuada em serviço de profissionais que atuam com os alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O atendimento educacional especializado é realizado por professores treinados em educação especial, que definem os procedimentos didáticos e pedagógicos diferenciados, além de auxiliarem os educadores em seus planejamentos escolares.
TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Educação de Surdos – os alunos surdos estão matriculados em classes comuns. Possuem professores-intérpretes, frequentam sala de recursos multifuncionais onde recebem atendimento educacional especializado e oficina de LIBRAS. A EMEF “Samoel Costa” é referência para o atendimento desses alunos;
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Educação de Cegos e alunos com baixa-visão – estão matriculados em classes comuns. Possuem professor especializado em cegueira e baixa-visão e transcritora de materiais didático-pedagógicos para Braille. Recebem atendimento educacional especializado. A escola referência é a EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi”;
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Equipe Multidisciplinar – formada por profissionais da área da Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social. Cabe aos profissionais desta equipe colaborar com as unidades escolares na efetivação de práticas inclusivas. Esses profissionais possuem três eixos de trabalho: intervenções com os alunos, as famílias e a equipe escolar. Atualmente, existem dez psicólogas, cinco fonoaudiólogas, uma terapeuta ocupacional e uma assistente social, atuando nas escolas da rede municipal de ensino que trabalham com alunos com necessidades especiais;
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Professores Especializados – graduados em Pedagogia, com especialização e/ou formação continuada em Educação Especial. Atuam no ensino regular, nas salas de recursos multifuncionais, no atendimento educacional especializado aos alunos da Educação Especial. São responsáveis pela elaboração de um plano de trabalho organizado, de acordo com a necessidade apresentada pelo educando;
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Auxiliares de Professores da Educação Especial – colaboram com a alimentação, higienização e locomoção dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), que ainda não possuem autonomia nessas atividades. Em 2010, a Secretaria de Educação contratou 142 Auxiliares de Professor de Educação Especial (APEE) para atuarem nas diversas escolas;
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Salas de Recursos Multifuncionais – são espaços pedagógicos nas escolas, dotadas de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para a oferta de atendimento educacional especializado. Atualmente, existem cinco salas com recursos multifuncionais em funcionamento nas CMEI “Epifânio Pontin”, CMEB “Honório Nunes de Jesus”, EMEF “Samoel Costa”, EMEF “Placidino Passos” e EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi”. Em 2011, o município disponibilizará mais sete salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, dos alunos matriculados na Educação Especial. Estas salas estão sendo implantadas via Ministérios da Educação (Mec) e Cultura (MinC) nas seguintes unidades escolares: CMEB “Álvaro Souza” – Vila do Riacho, CMEB “José Mambrini” – Jacupemba, CMEB “Mário Leal Silva” – Guaraná, EMEF “Abílio Correia de Amorim “ – São Marcos, EMEF “José Marcos Rampinelli” – Bela Vista, EMEF “Zenília Varzem Ribeiro” – Barra do Riacho, CMEII “Caeiras Velhas” – Caeiras Velhas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
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