Ouvidoria Pública de Aracruz é um canal direto de comunicação entre cidadão e Prefeitura

Com o objetivo de apresentar à comunidade os trabalhos desenvolvidos e os problemas solucionados, a Ouvidoria Pública Municipal divulgou relatório trimestral, referente às demandas dos meses de outubro a dezembro de 2010. Entre esses meses foram realizadas 397 solicitações para as Secretarias e Autarquias Municipais, sendo que 207 delas foram solucionadas. Para o desenvolvimento dos seus trabalhos, durante o ano passado, a Ouvidoria contou com a participação efetiva de oito profissionais.
Para que o trabalho da Ouvidoria tenha bom resultado é necessário passar aos gestores da Prefeitura a percepção e a voz dos aracruzenses, como protestos e críticas contra eventuais falhas no atendimento e na gestão, referências aos problemas de real significância e impacto, ideias e propostas para melhorias na prestação de serviços e os elogios aos profissionais que fazem a máquina pública funcionar. O conhecimento desse quadro oferece à administração pública as condições necessárias para empreender mudanças e aperfeiçoar processos com vistas a sanar problemas e oferecer um melhor tratamento aos usuários de seus serviços, contribuindo assim, para engrandecer a prática da democracia.
Exemplo dessas conquistas são os elogios recebidos dos cidadãos pela Ouvidoria Pública como o reconhecimento dos trabalhos feitos pelos profissionais do Projeto “Alimentação para a Vida”; o trabalho desenvolvido pela equipe da Agência Municipal de Agendamento, a AMA e da Unidade de Saúde de Jacupemba, além dos profissionais da escola “Professora Bárula Neves dos Santos”, da localidade de Barra do Sahy.
De acordo com o Ouvidor Municipal, Carlos Costa Haraguth, “no ano passado trabalhamos e continuaremos a trabalhar para consolidar e aperfeiçoar a Ouvidoria como o espaço dedicado à cidadania, que vem conquistando a confiança e o reconhecimento do público externo e interno da Prefeitura. O nosso trabalho aos poucos vem sendo evidenciado, refletindo-se no diálogo com a maioria dos gestores municipais em todos os níveis hierárquicos e em contrapartida com o próprio cidadão”.
Ainda segundo Haraguth, uma das ações da Ouvidoria no município são as Assembleias Populares que acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, sendo dividida em dois blocos. No primeiro bloco são apresentadas as ações das Secretarias e, no segundo, o prefeito municipal coordena a discussão entre prefeitura e sociedade. “A Assembleia Popular é o momento de integração entre as lideranças comunitárias e o poder público, com o objetivo de oportunizar o cidadão aracruzense no exercício da cidadania em uma gestão compartilhada. A equipe da Ouvidoria também está presente nas reuniões organizadas pelas Lideranças Comunitárias, agentes PPA das microrregiões, além de acompanhar o Orçamento Participativo”, explicou o Ouvidor.
O órgão funciona como um canal de comunicação direta entre o cidadão e a prefeitura, para desempenhar o papel de receber a demanda da população, entrar em contato com os órgãos responsáveis pelo assunto e notificar o problema, a fim de descobrir as causas e repercussões para sensibilizar a administração municipal. O cidadão que desejar fazer sugestões, reclamações ou denúncias pode procurar a Ouvidoria que fica localizada na rua Padre Luiz Parenzi, s/n, Centro, anexo ao Banco do Brasil. O telefone é 0800-2839-263 e o e-mail ouvidoria@aracruz.es.gov.br
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)