Prefeitura de Aracruz conta com apoio de lideranças religiosas no combate à dengue
A Secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz não mede esforços para combater a dengue no município. Para isso, desenvolve ações preventivas de combate ao mosquito para evitar que o número de casos da doença aumente. Como o combate à dengue é uma luta de todos, a Semsa também pediu apoio às lideranças religiosas para destacar o tema junto à comunidade. Se cada um fizer a sua parte, a prefeitura junto com a população, conseguirá dar um basta no mosquito.
O padre José Valdecy Romão, da Paróquia São João Batista, ressalta a importância da iniciativa da prefeitura. “Parcerias como estas são importantes porque hoje nenhuma instituição consegue trabalhar sozinha. É primordial que iniciativas como estas sejam feitas em benefício da população”, disse. O pastor Luciano Estevam Gomes, da 1ª Igreja Batista de Aracruz disse que “é importante a união de todos os formadores de opinião, que têm a responsabilidade com grande público e onde exerce uma influência, para falar sobre o assunto. É necessário que Prefeitura, Estado e Governo tenham uma parceria no sentido de divulgar estratégias e metodologias que ajudem na preservação da vida e na eficiência dos trabalhos da municipalidade”, disse.
O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, destaca a importância da população participar efetivamente no combate à dengue. “Em Aracruz, um levantamento feito no mês de janeiro, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nos mostrou que 90% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, precisamos da participação efetiva dos moradores nesta luta, fazendo a sua parte. O cuidado e eliminação dos materiais que acumulam água é a forma mais eficaz de eliminar o mosquito, então seja o agente fiscalizador da sua casa e dê um basta no mosquito, por que a dengue mata”, disse.
O levantamento mostra ainda que 40% destes focos do mosquito são encontrados no lixo e 30% nos depósitos móveis (pratos, vasos de plantas, bebedouros, materiais de depósito de construção), que se encontram do portão para dentro das casas dos moradores. Até agora, 109 casos de dengue foram notificados, sendo 11 confirmados e os maiores índices estão sendo encontrados na Barra do Riacho e nos bairros de Fátima e Bela Vista, localizados na Sede do município.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento