Resultados das avaliações de desempenho pelos gestores e escolas é tema de palestra

Publicado em: 12 de abril de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Resultados das avaliações de desempenho pelos gestores e escolas é tema de palestra

Gestores, coordenadores pedagógicos, pedagogos, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Aracruz assistiram na tarde desta segunda-feira (11/04), a palestra “Utilização dos resultados das avaliações de desempenho pelos gestores e escolas”, no auditório da EMEF Placidino Passos. No encontro foram destacados os resultados das avaliações externas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) e Prova Brasil, os níveis de aprendizado e avaliações em sala de aula no Estado.

O encontro foi ministrado pelo coordenador de Divulgação e Publicação de Resultados na Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED-UFJF), cursando doutorado na Universidade de Juiz de Fora, na linha de Pesquisa em Gestão, Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Anderson Córdova Pena. A subsecretária de Educação, Andréa Cristina Almeida ressaltou a importância do encontro. “Foi um momento muito importante porque abordamos as discussões que os profissionais da Educação vivenciam na escola e também na Secretaria, sobre a avaliação externa. O palestrante nos colocou situações que nos fez refletir quais critérios temos usado, quais resultados temos alcançado e o que precisa ser feito para melhorar ainda mais a aprendizagem do aluno na sala de aula”, disse.

O palestrante Anderson Córdova Pena destacou que a avaliação externa é um assunto que sempre tem sido colocado em pauta. “A cada ano estamos melhorando a qualidade do nosso ensino e a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDBE), norteia a escola montar um quadro de gestão e ação dentro da instituição, por ser a grande medida capaz de fazer o gestor entender quais pontos devem ser trabalhados. A escola tem o poder de mobilizar e romper a imobilidade social. Para levar crescimento social para o povo o sistema educacional tem que ter qualidade, universalidade (atendimento para todos) e fluxo (permanência do aluno na escola)”.

O diretor da EMEF Zenília Varzém Ribeiro e da EMP Nova Esperança, Pedro Manoel Ribeiro, disse que “nós profissionais da educação, precisávamos mesmo conhecer a fundo o sistema de avaliação externa para comparamos com os internos, para assim, sabermos qual direcionamento devemos tomar na escola”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: