Encontro da Formação Afro marca comemoração do Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo

Publicado em: 17 de maio de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Encontro da Formação Afro marca comemoração do Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo

Na última sexta-feira (13/05), cerca de 70 pessoas, entre autoridades municipais e professores da rede municipal de ensino, marcaram presença no primeiro encontro do ano da Formação Afro, no auditório da EMEF “Placidino Passos”. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, dando assim, continuidade ao processo de implementação da Lei 10.639/03, que trata da inserção no currículo de todas as escolas, dos conteúdos sobre a África e a Cultura Afro-brasileira.

Estiveram presentes ao encontro o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a subsecretária de Educação, Andrea Cristina Almeida, a representante da Vara da Infância e Juventude do município, Regina Maria Batista e o presidente do Conselho Tutelar de Aracruz, Jaildo Gonçalves. Durante o encontro, os presentes participaram da palestra “Cenas e Cenários da discriminação étnicorracial no município de Aracruz”, ministrada pela Prof.ª Ms. Marluce Leila Simões Lopes. A palestrante trabalhou três aspectos das cenas das desigualdades sociais e raciais: “O impacto do racismo na infância”, “O extermínio da juventude negra” e “A realidade social da população negra”.

Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, hoje realmente temos que comemorar pelas pessoas que no passado lutaram pelos seus valores, suas crenças e cultura. “Temos que nos conscientizar que todos têm seu espaço dentro de nossa sociedade e o negro vem conquistando isso. Foi graças a importantes trabalhos de mobilização como esse, sobretudo do movimento negro no Brasil, que os desníveis entre negros e brancos passaram a ser finalmente questionados. Foi da luta desse movimento que nasceu a Lei que tornou obrigatório, em todas as escolas do país, o ensino de História e Cultura Afro-brasileira no âmbito de todo o currículo escolar. Hoje a Lei Federal 10.639/03 age junto com várias ações e o gerenciamento da Comissão de Estudos Afro-brasileira (Ceafro) da nossa Secretaria de Educação”.

Para o prefeito, Ademar Devens, o dia 13 de maio representa um marco histórico da luta dos negros contra a violência desmedida que foi a escravidão. “Estamos aqui hoje, para comemorarmos o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, data em que foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, no ano de 1888. Por esse motivo é que temos de valorizar nossas escolas. A instituição escolar é o espaço para se trabalhar e agir em combate a qualquer remanescência do racismo. Ao mesmo tempo em que ensinam sobre a nossa história, ajudam a cumprir a Lei. Por isso é que parabenizo a Secretaria de Educação e aos envolvidos na organização desse evento, porque essa formação é muito importante para todos. Vamos juntos construir uma educação igualitária e com discussões ricas, tanto para nossos alunos, quanto para o currículo dos nossos profissionais”.

Os participantes do encontro conheceram durante o evento os novos membros da Ceafro: Luciana Pereira Rangel Favalessa (Coordenadora), Yedo Menezes, Nercília Costa, Cláudia Aparecida Lobato e Marluce Leila Simões Lopes. O curso de Formação Afro-brasileiros é oferecido aos profissionais da educação do município pela Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio da Comissão de Estudos Afro-Brasileira (Ceafro).

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: