Encontro de Alfabetizadores discute “Prática de Leitura e Escrita na Infância”
Aconteceu ontem (25/05) à noite, na EMEF “Placidino Passos”, o 6º Encontro de Professores Alfabetizadores de Aracruz, que teve como objetivo socializar experiências e conhecimentos em alfabetização, além de ser um momento para repensar as práticas de leitura e escrita, que são atualmente utilizadas na Infância. O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação (Semed), por meio do Setor de Educação Básica. Participaram do evento aproximadamente 190 pessoas entre autoridade municipal, professores, pedagogos e diretores que atuam no Ciclo da Infância e Educação Infantil (Grupos IV e V).
Durante o encontro os profissionais da educação participaram da mesa redonda “Práticas de Leitura e Escrita na Infância”, que contou com a presença das educadoras Prof.ª Ms. Eliane Cristina Freitas de Souza e Prof.ª Ms. Nercília dos Santos Costa que falaram respectivamente, sobre a “Concepção de Infância e as Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil” e a “Organização do trabalho em sala de aula com o eixo: Relações Étnicorraciais”. A mesa redonda contou, ainda, com a participação da Prof.ª Raldineia Marin Sarmenghi, que faz parte do Comitê de Alfabetização e da Comissão do Ciclo, da Prof.ª Estela Soprani Buffon, da EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi” e pedagoga do CMEB “Álvaro Souza”.
A mesa redonda foi organizada com a contribuição do Comitê Interinstitucional de Alfabetizadores de Aracruz, composto por professores alfabetizadores das escolas municipais e pedagogos da Semed, totalizando 14 participantes, que se reúnem mensalmente para estudar e levantar dados e experiências sobre Alfabetização. Um dos princípios do trabalho do Comitê de Alfabetização é a crença da criança no direito à alfabetização, por isso, no início das atividades foi feita a leitura do livro “Toda criança tem o direito de ler o mundo”, de Fabiano dos Santos Piúba.
Para a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o encontro além de ser uma continuidade das discussões que vem sendo feitas no município, sobre educação na infância, ainda pode ser considerado um marco na história da Educação de Aracruz. “Estamos aqui, com professores da Educação Infantil e Ciclo da Infância, visando aproximar as práticas de leitura e escrita, que devem considerar as crianças (seus interesses e necessidades). Isso inclui uma abordagem das questões étnicorraciais”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"