5ª edição do Caminho de Caboclo Bernardo homenageia mais uma vez um herói capixaba

Publicado em: 30 de maio de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
5ª edição do Caminho de Caboclo Bernardo homenageia mais uma vez um herói capixaba

Pela quinta vez, a EEEFM “Ermentina Leal” de Aracruz, vai percorrer no dia 5 de junho, junto a comunidade, o “Caminho de Caboclo Bernardo”, um herói capixaba que salvou 128 vidas em um naufrágio, no ano de 1887. A expectativa é de que aproximadamente 400 andarilhos participem da caminhada de 28 quilômetros. Bernardo José dos Santos, faleceu dia 3 de junho de 1914.

A caminhada tem como ponto de partida, a EEEFM “Ermentina Leal”, em Vila do Riacho, a partir das 7 horas, passando pela Aldeia de Comboios, onde é feita uma travessia no rio, seguindo por dentro da aldeia com destino a Praia de Comboios. Pela beira-mar, os andarilhos chegarão até Regência, local que vai estar festejando a tradicional Festa de Caboclo Bernardo, onde se encontram as bandas de Congo de todo o Espírito Santo. O percurso deve durar em torno de três horas e meia e, durante o trajeto, vai ter quatro pontos de apoio com água e frutas. Para garantir tranquilidade, duas ambulâncias estarão a postos para qualquer eventualidade.

O diretor da EEEFM "Ermentina Leal”, Magno do Nascimento Carvalho, um dos organizadores da caminhada, ressalta que o Projeto “Caminho de Caboclo Bernardo” foi criado há 5 anos pela escola, para homenagear um herói por seu ato de bravura. “Caboclo Bernardo é um herói nacional pouco conhecido pela sociedade capixaba. Por ter sido um cidadão que viveu nessa região, entre a orla de Aracruz e Regência, e ainda ter salvo 128 vidas em um naufrágio da Marinha do Brasil (Navio Imperial Marinheiro), em 1887, na Desembocadura do rio Doce, fazemos essa justa homenagem. Caboclo Bernardo foi até homenageado pelo império, por meio da Princesa Isabel, o que se tornou motivo de orgulho para as comunidades”, disse.

Quem tiver interesse em participar da caminhada é só se inscrever na Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, no Centro da cidade ou na EEEFM “Ermentina Leal”, em Vila do Riacho. É importante que os andarilhos estejam vestidos com roupas leves, usando boné e tênis para ter conforto. Os participantes, logo mais a tarde, vão ter transporte para retornarem para Aracruz. O evento é organizado pela EEEFM “Ermentina Leal” e Associação Indígena Tupiniquim de Comboios (Aitc) e conta com o apoio da Prefeitura de Aracruz.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: