Encontro municipal define diretrizes e ações a serem apresentadas na Conferência Estadual de saúde

Publicado em: 17 de junho de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Encontro municipal define diretrizes e ações a serem apresentadas na Conferência Estadual de saúde

Teve início hoje (17) a etapa municipal da 7ª Conferência Estadual de Saúde e da 14ª Conferência Nacional de Saúde que segue até amanhã (18), a partir das 7h30 na Câmara Municipal. O encontro visa fazer com que a população conheça as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), seus direitos e deveres, além de discutir e definir diretrizes e suas ações na área da saúde, que venham de encontro aos anseios da sociedade, para serem apresentadas na conferência estadual. O tema central é “Todos usam o SUS. O SUS na seguridade social – política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

Participam da conferência todos os integrantes do Conselho Municipal de Saúde, Ong's, Sindicatos, Associação de Moradores, representantes de escolas e faculdades, empresas, entidades, clubes de serviços, população e pastorais. O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, disse em seu discurso que a saúde é uma das políticas públicas mais importantes, por isso é essencial a participação da comunidade na hora de definir diretrizes e ações nesta área. “Em todo país, lidar com a saúde da população é um desafio muito grande. Em Aracruz, apesar de entendermos que temos muito a fazer, reconhecemos que já avançamos muito também. Para se ter ideia, seis anos atrás não tínhamos médico pediatra na rede pública, por exemplo. Que a conferência sirva para construirmos um modelo de saúde pública que atenda os anseios da população”.

Devens falou sobre acolhimento, os serviços que estão encaminhados como a construção da Unidade de Saúde do Guaxindiba, do Complexo do Jequitibá que vai compreender além da unidade do bairro, a Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara) e Centro de Especialidades Médicas (Cema) e outros avanços que estão por vir. “Já encaminhamos para o governo, o projeto para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Aracruz. Nossa previsão é de que até dezembro o Pronto Atendimento (PA) de Barra do Riacho esteja funcionando e já estamos negociando com um grupo ligado à saúde para que o PA de Coqueiral também funcione à noite e nos finais de semana”.

O secretário Municipal de Saúde, José Nazareno de Melo destacou a importância do evento já que a ideia de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi lançada há muitos anos em uma conferência. “A ideia para criação aconteceu em 1963, na 3ª Conferência Nacional e foi oficializada em 1986, na 8ª Conferência, se tornando parte da Constituição Federal em 1988”, disse o secretário ressaltando a importância do serviço. “Todos nós usamos o SUS independente de classe social, afinal, ele está presente no serviço de fiscalização e monitoramento da água que bebemos, na inspeção dos alimentos, controle de doenças como a dengue, por meio de ações preventivas e educativas em todo o município. O SUS é a expressão mais democrática que existe, porque todo processo de saúde é feito pelo povo e para o povo”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aracruz (CMSA), Angela Maria Pedrini Cuzzuol frisou que a saúde é um tema muito envolvente porque lida com vidas. “Este é o momento onde juntos temos a oportunidade de criarmos propostas e diretrizes que venham melhorar a qualidade dos serviços e atendimentos prestados à comunidade, por meio de projetos e ações que serão definidos na conferência nacional”.

Após a abertura oficial foi destacada na plenária inicial a “Leitura e Aprovação do Regimento Interno”, seguido da mesa redonda com a enfermeira Elizabeth Borel da Silva e a enfermeira auditora Rosiane Scarpatt Tófolli da Secretaria Municipal de Saúde que discutiram o tema central da conferência. Logo após, teve debate e apresentação de trabalhos. A última mesa redonda do dia foi com a chefe de Núcleo de Planejamento, Desenvolvimento e Orçamento em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, Eloá Sena Ribeiro que trabalhou o tema “Avanços e desafios para garantia do acesso e acolhimento com qualidade e equidade” e apresentação de trabalhos em grupo.

No final dos trabalhos será organizada uma plenária no qual cada grupo apresentará as diretrizes e ações sugeridas. Em seguida, serão escolhidos pelos participantes quais assuntos vão ser apresentados na etapa estadual e, também, feita a escolha dos delegados que vão representar Aracruz neste momento. Na conferência nacional serão definidas as diretrizes e ações na área da saúde, a serem executadas em todo o país.

O evento também contou com a presença de representantes do Poder Legislativo, do 5º Batalhão de Polícia Militar, Hospital e Maternidade São Camilo, 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Aracruz e dos usuários do SUS no Conselho Estadual de Saúde.

Confira a programação de amanhã (18/06)

7h30 – Recepção, credenciamento e café da manhã

8h30 – Abertura dos trabalhos do dia

9 horas – Mesa Redonda:

Lenine Fernandes Rangel – Representante dos usuários do SUS no Conselho Estadual de Saúde e coordenador Nacional de Plenárias, abordando o tema: “ Avanços e desafios para a participação da comunidade nas Políticas Públicas de Saúde”

Geraldo Corrêa Queiroz – subsecretário de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde, abordando o tema: “ Avanços e desafios para a Gestão Pública do SUS”

11 horas – Debates

11h40 – Apresentação de trabalho pela equipe técnica da ESF

12 horas – Almoço

13 horas – Apresentação de trabalho pela equipe técnica da ESF

13h30 – Trabalhos em grupo

15h30 – Coffee break

15h50 – Plenária final: apresentação dos trabalhos de grupo

16h50 – Eleição dos Delegados para a Etapa Estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde

17 horas – Encerramento

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: