Profissionais da Educação debatem o brincar e aprender na Educação Infantil e Ciclo da Infância

Publicado em: 01 de setembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Profissionais da Educação debatem o brincar e aprender na Educação Infantil e Ciclo da Infância

Aproximadamente 220 profissionais da Educação, entre autoridades municipais, professores, pedagogos e diretores que atuam no Ciclo da Infância e Educação Infantil (Grupos IV e V) marcaram presença ontem (31/08), à noite, no “7º Encontro de Professores Alfabetizadores”. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Setor de Educação Básica, com apoio do Comitê de Alfabetização de Aracruz. Teve como objetivo socializar experiências e conhecimentos para repensar as práticas de leitura e escrita na infância, visando o fortalecimento das práticas de alfabetização do município.

Durante o encontro, foi realizada a mesa redonda “O brincar aprendendo na Educação Infantil e o aprender brincando no Ciclo da Infância” que contou com a participação da professora Oziliadora B. P. Tartáglia e da diretora Marlene Gomes Teixeira do CMEB “Paulo Freire” que falaram sobre “A criança de 06 anos no Ensino Fundamental: O diálogo entre a Educação Infantil e o Ciclo da Infância” e a professora Marli da Penha V. G. dos Santos da EMPI “Irajá” que abordou “O brincar e suas possibilidades de aprendizagem”.

Segundo a pedagoga e presidente do Comitê de Alfabetização de Aracruz, Sandra Mara Pignaton Demuner, o tema do encontro surgiu da necessidade de se retomar questões sobre a ampliação do Ensino Fundamental, com a inclusão da criança de seis anos. “A inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental requer diálogo entre Educação Infantil, dentro da escola e entre as escolas, com alternativas curriculares claras. Pensar sobre a infância na escola e na sala de aula, considerar o corpo, o lúdico, os jogos e as brincadeiras é um desafio no Ensino Fundamental, mas que pode ser superado. Afinal, trabalhamos com a infância e em prol do direito da criança de entender, interagir, modificar o mundo que a rodeia e outras realidades também, isso é, uma criança capaz de ler o mundo”.

Para a secretária da Semed, Ilza Rodrigues, não existe idade para brincar e aprender. “O ato de brincar também nos ensina e nos faz crescer. Espero que esse encontro contribua para que nós, educadores, façamos um trabalho cada vez mais voltado para um ensino com afetividade e descobertas, para que nossas crianças sejam alfabetizadas até os oito anos. Esse deve ser o compromisso de todos os educadores de Aracruz, cada um com suas práticas responsáveis: na Educação Infantil, com o brincar aprendendo e no Ciclo da Infância, com o aprender brincando”.

De acordo com a diretora do CMEB “Paulo Freire”, Marlene Gomes Teixeira e a professora, Oziliadora B. P. Tartáglia, os educadores precisam trabalhar a sala de aula de uma forma mais lúdica. “Temos que oferecer dentro do espaço de sala de aula uma nova configuração. A sistematização do ensino sempre tem que estar ligada com a parte lúdica do aprendizado. Algumas atividades devem ser mantidas e outras intensificadas no 1º ano, considerando que as crianças deste segmento ainda estão em fase de brincar e de construção de conceitos. Podemos fazer uma sala de aula onde as crianças das Séries Iniciais sintam uma maior liberdade de expressão”.

Segundo a professora da EMPI “Irajá”, Marli da Penha V. G. dos Santos, a infância em muitas culturas representa uma fase de aprendizagem social. “É por meio, do ensinamento, passado de geração para geração, que diferentes aprendizados acontecem. Antigamente, os brinquedos eram elementos da natureza: gravetos, pedras, sabugos de milho, dentre outros. Hoje, as brincadeiras, estão entre as atividades, frequentemente, avaliadas por nós, educadores, como tempo perdido. Contudo, o brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Por isso, deve fazer parte de todo o planejamento do professor e estar presente de vários modos, nas diversas atividades propostas. Brincar é o aprendizado no dia a dia. Afinal de contas, um dos papéis do professor é ser mediador de conflitos e incentivador de novas brincadeiras”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

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