Aracruz promove 3ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Publicado em: 29 de novembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz promove 3ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Visando sensibilizar sobre a importância de prevenir e reduzir a transmissão do vírus HIV e de outras DST's na população, em especial, nos jovens e soropositivos a Prefeitura de Aracruz realiza, no dia 1º de dezembro, a 3ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. O evento, promovido pelas secretarias de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), é o ponto culminante do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, o SPE, desenvolvido este ano, em 10 escolas da rede municipal de ensino.

O tema central da caminhada é “Lutar contra o preconceito em torno da doença” e terá início na Praça São João Batista às 7h, passando pela avenida Venâncio Flores, em direção ao Shopping Oriundi, encerrando às 12h na Associação Recreativa e Cultural de Aracruz (Arca). Aproximadamente 800 alunos, além de professores, pais, profissionais da equipe de referência, equipe da Atenção Primária em Saúde, artistas locais, profissionais das secretarias de Cultura, Desporto e Lazer, Saúde e Educação estarão caracterizados com cartazes alusivos aos trabalhos desenvolvidos nas escolas, faixas e bexigas vermelhas que vão chamar a atenção dos cidadãos sobre a Aids. Cada escola, também vai preparar um material abordando os assuntos que foram apresentados no SPE, como drogas, bullying, violência, agressividade, sexualidade, gravidez, dentre outros.

 

De acordo com a coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Stela Maria Ferreira Pacheco, a ideia da caminhada é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis. “O grande desafio a ser superado é para que medidas preventivas e de cuidados possam ser adotadas. O preconceito é uma grande barreira não só para a prevenção de novas infecções entre a população, como também na qualidade de vida de quem vive com a doença. Sendo portanto, um alerta a exclusão emocional, social e profissional”.

 

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, atualmente no país existem 592.914 casos registrados de Aids (condição em que a doença já se manifestou). Existem mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. A faixa etária em que a Aids é mais incidente, em ambos os sexos, é de 20 a 59 anos. Nos jovens entre 13 e 19 anos o número de casos de Aids é maior entre as mulheres. Somente o Espírito Santo possui 6.668 casos registrados de Aids.

 

Os números em Aracruz

 

Em Aracruz, até novembro deste ano, segundo dados do programa de DST/Aids e Hepatites Virais e da Vigilância Epidemiológica, o município atende 81 pessoas vivendo com HIV, sendo 25 casos registrados com Aids desde a implantação do programa. Este ano, já foram notificados seis casos de Aids, sendo um do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Já com relação às hepatites virais, foram notificados oito casos de Hepatite B, sendo seis do sexo masculino e dois do feminino. Até o momento, Aracruz, não possui nenhum caso de gestante com HIV ou hepatites virais. Entretanto, o município já tem 20 casos notificados de sífilis adquirida (adulto), dois casos em gestante e dois casos de sífilis congênita. Já, com relação às demais doenças sexualmente transmissíveis verifica-se a ocorrência de cinco casos de corrimento uretral masculino e quatro casos de HPV (adulto).

 

Conheça o SPE

 

O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, o SPE, é uma iniciativa do Departamento Nacional de HIV/AIDS e do Ministério da Educação que visa a conscientização sobre a importância da saúde sexual de adolescentes e jovens em combate a transmissão do vírus HIV e de outras DST's. Seu foco de ação são as instituições escolares. Em Aracruz, o SPE consolida-se por meio do Curso de Formação em Saúde e Prevenção nas Escolas com a constituição do Grupo Gestor Escolar formada por profissionais da Educação, Saúde e estudantes.

 

Essa iniciativa tem como propósito reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde dessa importante parcela da população, promovendo ações sobre questões relacionadas à saúde integral, como qualidade de vida, prevenção das DST/Aids, gravidez não planejada, diversidade sexual, drogas, promoção da cultura de paz, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: