Prefeitura apresenta dez novas máquinas para serviços agrícolas e de infraestrutura

A partir desta terça-feira, (17), a comunidade de Aracruz contará com 10 novas máquinas para a realização de serviços agrícolas e de infraestrutura. Os equipamentos, que serão apresentados em cerimônia, a partir das 9h, no Parque de Exposição, vão dar mais agilidade aos trabalhos oferecidos pela Gerência de Estradas e Manutenção de Equipamentos (GEME), da Secretaria de Agricultura (Semag) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Transportes (Semit).
Os equipamentos adquiridos com recursos próprios do município são: três motoniveladoras, utilizadas na recuperação e revitalização das estradas vicinais; dois tratores de esteiras, para fazer a destoca (arrancar tocos) e acertar os ramais de estradas; dois rolos compactadores, que servem para compactar o solo e evitar a erosão; e duas retroescavadeiras que fazem, além dos serviços citados, a limpeza de valas e drenos. No ano passado, a Prefeitura já havia recebido um trator de pneu.
Funcionários da Prefeitura já passaram por treinamento para manusear as novas máquinas, que começarão a ser utilizadas imediatamente após a apresentação para a comunidade. As máquinas agrícolas vão somar às que já estão sendo utilizadas na prestação de serviços, realizados via Programa de Apoio ao Pequeno e Médio Produtor Rural (Proagri). Só em 2011, foram 6.905 horas trabalhadas, 617 produtores atendidos e mais de 1,5 mil quilômetros de estradas recuperadas.
Para ter acesso aos serviços, exceto à motoniveladora, o produtor precisa se cadastrar com o CPF e Bloco do Produtor na Secretaria de Agricultura que fica no Parque de Exposições. No mesmo dia é feito um agendamento do serviço. De acordo com a lei, Nº 3.021 de 22 de maio de 2007, cada produtor tem direito a até 15 horas/ano trabalhadas. Hoje, o Programa de Apoio ao Pequeno e Médio Produtor Rural (Proagri) conta com uma média 1,5 mil produtores cadastrados no programa.
O secretário Municipal de Agricultura (Semag), Edmilson Martins Schwenck, ressalta que o município tem apoiado e promovido o crescimento das atividades econômicas agropecuárias. “Esse desenvolvimento acontece por meio dos serviços oferecidos pela prefeitura como a orientação técnica, qualificação profissional (treinamentos, cursos e dias de campo), subsidiamento de insumos (mudas de café, cacau e nativas), serviços (transporte de calcário), promoção e diversificação da produção. Esses incentivos têm gerado emprego e renda, estimulado a produção sustentável (agricultura orgânica, reflorestamento ambiental, Serviço de Inspeção Municipal) e a diminuição do êxodo rural”.
O prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, informa que “o incentivo aos pequenos produtores vai desde a atividade de preparação do solo, passando pela colheita e comercialização dos produtos. A aquisição dos novos equipamentos agrícolas vem para auxiliar e dar mais dinamismo na renovação da lavoura, no beneficiamento do produto, com o intuito de trazer melhorias na produtividade e gerar renda aos produtores rurais”, destaca.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado