Creas orienta sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 18 de maio de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Creas orienta sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio foi instituído no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Estes são crimes tão chocantes, que muitas pessoas preferem ignorar que ainda aconteçam em larga escala no nosso país, mas a informação é uma das mais eficazes armas para combatê-los. Por isso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, orienta sobre as diversas formas de abuso e como prevenir as chances de que eles aconteçam.

De acordo com a Coordenadora do CREAS, Josemara Nunes Soares Lobato, desde sua implantação em 2008, o Centro já recebeu 204 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. No CREAS esta demanda é atendida pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, que realiza o acompanhamento da vítima e de sua família, com o objetivo de aumentar a proteção e de auxiliar na reparação emocional e psicológica da violência sofrida.

 

    O QUE É ABUSO SEXUAL INFANTO-JUVENIL?

     

É o ato praticado pela pessoa que usa criança ou adolescente para satisfazer seu desejo sexual. Também pode ser qualquer forma de exploração sexual de crianças ou adolescentes, como o incentivo à prostituição, à escravidão sexual, ao turismo sexual e à pornografia infantil.

 

    O QUE É PEDOFILIA?

     

A Pedofilia é um desvio de preferência sexual em que a pessoa tem predileção pela prática de sexo com crianças ou pré-púberes. Geralmente o pedófilo, aquele que pratica a pedofilia, não é doente mental e tem plena consciência do que faz.

 

    QUEM SÃO OS ABUSADORES?

     

Os abusadores, na maioria das vezes, são pessoas aparentemente normais e do círculo de confiança das crianças e adolescentes, como por exemplo, familiares, amigos, vizinhos, colegas ou até mesmo os seus responsáveis. Mas podem ser também desconhecidos, que abordam a vítima pessoalmente ou pela internet.

 

COMO AGEM OS PEDÓFILOS?

 

Os pedófilos se infiltram na vida da criança e agem de acordo com as suas necessidades, procuram se aproximar dando o que a criança quer, gosta ou precisa, diminuindo a chance dela se defender das situações de abuso e de negar seus pedidos. O pedófilo costuma apresentar-se como um adulto alegre, participativo e cooperativo, sempre disposto a atender o desejo ou a necessidade da pequena vítima.

 

    COMO FICAM AS CRIANÇAS QUE SOFRERAM ABUSO SEXUAL? 

     

Geralmente, crianças e adolescentes que sofrem abuso se tornam retraídas, perdem a confiança em pessoas adultas, ficam aterrorizadas, deprimidas e confusas, sentem medo de serem castigadas, perdem o amor próprio, têm queda de rendimento escolar e apresentam sexualidade não correspondente à sua idade.

 

    COMO PREVENIR O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

     

    - Cuide de seu filho. Dê a ele toda atenção que puder;

    - Saiba sempre onde, com que estão e o que estão fazendo as crianças e adolescentes;

    - Converse sempre com seus filhos sobre a vida dele, sua rotina, a fim de estabelecer um vínculo de confiança;

    - Crie um ambiente familiar tranquilo, onde a criança ou adolescente se sinta seguro;

    - Conheça os amigos deles, principalmente os mais velhos;

    - Supervisione o uso da Internet (especialmente redes sociais como Orkut e Facebook, salas de bate-papo, e programas de conversa como o MSN);

    - Oriente seu filho a não responder emails de desconhecidos, muito menos enviar fotos ou fornecer dados pessoais;

    - Jamais forneça suas senhas da Internet a outras pessoas, por mais amigas que sejam;

    - Ensine-os a não aceitar convites, dinheiro, comida e favores de estranhos, especialmente em troca de carinho;

     - Sempre acompanhe seus filhos em consultas médicas.

 

O Creas também é um dos canais de recebimento de denúncias. Em Aracruz ligue para (27) 3296-3241 ou 3256-1275. Quem souber ou desconfiar de alguma criança ou adolescente que está sofrendo qualquer forma de abuso ou exploração denuncie também pelo:

 

- Disque 100;

- Conselho Tutelar de Aracruz: (27) 3256-6379 / 3296-3023;

- Juizado da Infância e Juventude: (27) 3256-1328;

- Ministério Público: (27) 3296-3380.

Compartilhe em suas redes sociais: