Secretaria de Desenvolvimento Social realiza seminário pelo fim do trabalho infantil

Publicado em: 14 de junho de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Desenvolvimento Social realiza seminário pelo fim do trabalho infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social – Semds realiza nesta quinta-feira (14), um seminário com o tema “Vamos acabar com o trabalho infantil!”, no auditório da EMEF Placidino Passos, a partir das 13h. O evento se junta ao calendário do Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, instituído como 12 junho, e é aberto ao público.

A palestra principal será realizada pelo auditor fiscal do trabalho e presidente do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Fepeti, José Fernando Pimentel, com o tema “O que é trabalho infantil: desconstrução dos mitos culturais e proteção do trabalhador adolescente.”

A programação em Aracruz está sendo realizada desde o dia 12, com palestras nos Centros de Referências em Assistência Social - Cras de Vila do Riacho e de Guaraná, voltadas para as famílias atendidas nestes centros. Nesta sexta-feira, 15, é a vez da comunidade de Jacupemba ter acesso aos esclarecimentos sobre o tema, no próprio Cras, a partir das 8h30. 

A coordenadora do Núcleo Técnico de Programas, Projetos e Serviços da Semds, Mayani Emanoelly Gardi Januário, esclarece que o trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes, que estejam abaixo da idade mínima estabelecida por lei. No Brasil, o trabalho é proibido para crianças e adolescentes abaixo de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

"A grande pobreza existente no país e a desigualdade social leva crianças e adolescentes a trabalhar para ajudar na sobrevivência da família. Além disso, existe uma visão errada na sociedade de que o trabalho enobrece as crianças e os adolescentes, e os afasta da violência e marginalidade. Porém, quanto mais cedo a criança começa a trabalhar, menor é seu rendimento médio durante a vida, porque o trabalho infantil provoca o fracasso ou abandono escolar e a perda da alegria natural da infância, transformando a criança num adulto antes do tempo”, acrescenta.

 

Programação:  

13h - Abertura e apresentação cultural com crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto BASE – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

13h30 - Palestra: “O que é trabalho infantil: desconstrução dos mitos culturais e proteção ao trabalhador adolescente” com José Fernando Pimentel – Auditor Fiscal do Trabalho e Presidente do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - Fepeti;

14h40 - Palestra: “O enfrentamento ao trabalho infantil no SUAS” com Mayani Emanoelly Gardi Januário, coordenadora do Núcleo Técnico de Programas Projetos e Serviços/NPPS.

15h20 - Abertura para debate.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: