Sistema de segurança das escolas de Aracruz completa um ano e índice de roubos chega a zero

Com o objetivo de melhorar a segurança e a preservação do patrimônio público municipal, a Prefeitura de Aracruz implantou há um ano o sistema de monitoramento e alarmes nas escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental. Com a implantação do sistema, os índices de arrombamentos e furtos foi reduzido a zero. O monitoramento também abrange os prédios sob a responsabilidade das secretarias municipais de Saúde, Administração e Recursos Humanos. Os alarmes possuem sensores de movimento e uma vez acionados ninguém pode transitar na área.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Rodolfo Reis Rosa, destacou que os benefícios do sistema de monitoramento e alarmes foi mais percebido nas unidades de ensino do município. “Antes da implantação do sistema eram comuns atos de vandalismo e arrombamentos nas escolas, principalmente, nos finais de semana e feriados, quando não tem aula. Hoje, a nossa realidade é outra. Após um ano de implantação do sistema, tivemos somente três tentativas de arrombamento, sem sucesso, na escola Eurípedes Nunes Loureiro, que fica no bairro Itaputera”.
Ainda segundo Reis, o sistema de segurança além de diminuir os índices de arrombamentos e furtos ajuda a garantir os bens patrimoniais adquiridos, gêneros alimentícios, materiais didáticos, dentre outros. “É uma ação preventiva, pois eventuais danos aos nossos prédios resultam em uso do dinheiro público para consertar, invés de construir, gerando assim uma economia nos cofres públicos, já que não há a necessidade de contratação de pessoal que, eventualmente, gera encargos trabalhistas. Os benefícios são muitos.”
Quando o alarme dos prédios dispara, a Central de Monitoramento é acionada e, em seguida, uma viatura comparece ao local para verificar a ocorrência. A empresa contratada monitora os prédios públicos da prefeitura, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Também fornece todos os materiais e funcionários para a realização dos serviços de monitoramento, além de prestar serviços de manutenção (corretiva e preventiva) nos equipamentos de segurança. O investimento anual gira em torno de R$ 206 mil.
De acordo com Anderson Rodrigo Mandelli, diretor da Mandtel Monitoramento 24 horas, “a principal função do sistema é impedir a ação de indivíduos no interior dos prédios, zelando assim, pelo patrimônio público. Além disso, representa uma segurança para o funcionário e, consequentemente, para o usuário dos serviços prestados nestes prédios. Sem contar que assim que o alarme é acionado uma viatura comparece ao local para verificar a ocorrência e isso em um tempo muito pequeno, cerca de oito a dez minutos”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre a inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA