Serviço geológico do Brasil avalia áreas de risco em Aracruz

A cidade de Aracruz recebeu na quinta e sexta-feira da semana passada, dois profissionais do Serviço geológico do Brasil para fazer um levantamento sobre as possíveis áreas de risco do município. Essa avaliação servirá como um “pré-requisito” para a confecção de mapas de áreas de risco geológico de toda a cidade.
As áreas de riscos avaliadas são as de deslizamentos ou escorregamentos de solo além de inundação, estas, próximas de rios. Segundo o coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Aracruz, Daniel Rocha, essas áreas ficam mais expostas em épocas de chuvas, que ocorrem de novembro a março, além de junho e julho, apenas quando ocorrem chuvas acima do nível normal. Os bairros vistoriados pelos geólogos foram, Itaputera, Nova Esperança, Santa Luzia, Vila Rica e Limão, além das localidades Morro do Cruzeiro e Novo Irajá. Em todos os bairros e localidades as visitas constataram risco de deslizamento. Já no distrito de Guaraná foram avaliadas áreas de alagamento.
Além dos já vistoriados, os bairros Segatto, Bairro de Fátima, Clemente, Polivalente e Vila Nova, também passarão por avaliações dos geólogos para a confecção do mapa de áreas de risco.
Itens avaliados
Dentro de toda área que se encontra com possíveis riscos de escorregamentos ou alagamentos, foram observados itens como a altura dos morros, polígonos territoriais, estrutura das residências, destino das águas servidas, especificação do solo, além das contenções das casas nos morros. Este trabalho faz parte de um projeto do Governo Federal - Serviço Geológico do Brasil - que mapeará áreas de riscos em mais de 1.000 cidades de todo o país.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"