História de Catarina Cata-treco incentiva a leitura, criatividade e preservação ambiental
O estímulo a leitura, a criatividade e a importância de preservar o meio ambiente foram trabalhados de forma diferente no CMEI “Epifânio Pontin”, com a presença da escritora de livro infantil Loressa Pagani Campostrini. A professora veio ontem (18/10) ao município para cantar e contar aos alunos a história de “Catarina Cata-treco”. A apresentação do livro ocorreu durante todo o dia e contou com a presença de pais dos alunos. A ação faz parte do Projeto “Comunidade de Leitores”, desenvolvido no ano letivo na escola.
Em entrevista, a escritora contou a história do livro, primeira obra da autora. “Catarina é uma menina muito ativa que resolve catar lixo pelas ruas, transformando os 'trecos' em esculturas. Ela faz uma grande mudança na cidade porque consegue despoluir as ruas, os rios e as praças. Por causa de seu trabalho Catarina torna-se a prefeita da cidade que ela dá o nome de Limpinópolis.”
Mônica Gouvea, mãe do pequeno Miguel, de 5 anos, esteve na apresentação e aprovou a iniciativa da escola. “Estou muito satisfeita com os trabalhos que a escola vem desenvolvendo, pois promover a interação entre família e escola é muito importante. O livro fala de ecologia e reciclagem e estou encantada com a maneira que esses assuntos foram abordados”. Miguel estava contagiante e mostrou que entendeu a mensagem. “Gostei muito da história. Aprendi que temos que catar o lixo para não deixar a rua suja.”
Segundo a diretora interina da escola, Eliane Cristina Freitas de Souza, no decorrer deste ano a equipe pedagógica tem proporcionado por meio do trabalho dos professores experiências de aprendizagens voltadas para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais. “Esse trabalho visa formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, além de criar condições para que as crianças desenvolvam ao máximo o seu potencial criador”, finaliza a diretora.
Quem visitou a escola pôde conferir a exposição de trabalhos confeccionados pelas crianças com materiais recicláveis, e inclusive, alguns deles são releituras de páginas do livro. Em uma das salas da escola foi montada uma casa com materiais recicláveis chamando a atenção para a reutilização dos materiais, que a princípio iria parar no lixo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento