Secretaria de Desenvolvimento Social anuncia últimos dias para a atualização do Cadastro Único / Bolsa Família

Será realizado a partir da próxima segunda-feira (24/12), até a próxima sexta-feira (29/12), das 7h às 17h, o recadastramento das famílias inscritas no Cadastro Único, que recebem ou não o Bolsa Família, e que estão sem atualizar seu cadastro há dois anos ou mais. O recadastramento será realizado na sede da secretaria, localizado na rua Padre João Bauer, nº 20, Centro, próximo ao Shopping Ravena. O atendimento também poderá ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Serão necessários documentos como a Identidade, CPF, Título de Eleitor (18 a 69 anos), Carteira de Trabalho (maiores de 18 anos), último contracheque dos membros que trabalham, Certidão de Nascimento, casamento ou divórcio, Certidão de Óbito (caso alguém que esteja no cadastro veio a falecer), Declaração Escolar, comprovante de residência do último mês e declaração assinada pelo dono da casa somente quando o talão de água ou energia estiver no nome de outra pessoa, além da declaração de aluguel ou declaração do agente de saúde de seu bairro. Vale lembrar que todos os documentos mencionados devem ser originais.
Todas as famílias que estão incluídas no Cadastro Único, beneficiários ou não do bolsa família, devem atualizar os dados cadastrais sempre que houver qualquer alteração nas informações, especialmente os dados da composição familiar, endereço e renda, ou no prazo máximo de dois anos a partir da última alteração cadastral.
Neste ano, a cidade de Aracruz conta com aproximadamente 1000 famílias que têm até este mês para atualizarem seus dados cadastrais junto ao setor do Cadastro Único/Bolsa Família. O que acontece é que muitas dessas famílias, por não possuírem o “perfil” para receber o bolsa família, se cadastram pela primeira vez e não voltam ao setor para atualizarem seus dados cadastrais. Em função disso, esta listagem aumenta a cada ano.
Em termos gerais, para ter esse “perfil” dos benefícios oferecidos através do Cadastro/Único, é necessário que o cadastro da família esteja atualizado correto e que a família tenha renda de até três salários mínimos ou per capta de meio salário.
Desconhecimento
O que muita gente não sabe, é que o Cad/Único, é um instrumento que identifica e concede outros benefícios além do Bolsa Família. Como por exemplo, essas famílias têm o direito a descontos na conta de energia elétrica, isenção no pagamento de taxas de concurso público, seleção do público para o Programa Minha Casa Minha Vida, desconto no pagamento do INSS para donas de casa, além de vários outros. A seleção e o atendimento da família por esses programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada um deles.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo