Funcionários da prefeitura estão motivados com o trabalho

Publicado em: 28 de dezembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Giselle, Luciana e Emiliana realizaram os levantamentos
Funcionários da prefeitura estão motivados com o trabalho

A maioria dos funcionários da prefeitura se sentem motivados e estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido. Esses foram alguns dos resultados da pesquisa “Qualidade de vida na Prefeitura”, realizada pela Secretaria de Administração e de Recursos Humanos (Semad), com o objetivo de implantar um projeto de intervenção para melhorar a qualidade de vida e o desempenho profissional de seus servidores.

O levantamento teve início em outubro e finalizado em dezembro (2012)  e foi conduzido pela Equipe de Acompanhamento de Pessoal (SAP), que pertence à Semad e abrangeu 1.240 pesquisados, cerca de 25% dos servidores da Prefeitura. O questionário composto de 17 perguntas tratou de temas como saúde, consumo alcoólico, nível de stress, relação com os colegas e superiores, aspectos éticos, entre outros pontos.

 

De acordo com uma das executoras da pesquisa, a nutricionista da Semad, Giselle Menelli Spinassé, os resultados foram muito positivos, pois foi possível perceber que 46% das pessoas se sentem motivadas para o trabalho, e aquelas que se sentem muito satisfeitas/realizadas com o trabalho correspondem a 44% dos servidores.

 

Em contrapartida, ela explicou que a valorização do servidor foi considerada média para 44% dos avaliados. Na avaliação de Giselle, esse resultado pode estar ligado a questões salariais, a necessidade de uma melhora no plano de cargos e salários e a criação de um plano de saúde para os funcionários e seus dependentes. “Notamos que essas sugestões foram citadas com muita frequência nas questões abertas do questionário”, explicou.

 

Outro ponto que chamou a atenção positivamente foi que os servidores, em grande parte 49%, nunca têm conflitos com seus colegas de trabalho e 40% raramente têm conflitos. “Isso indicou que as relações entre os trabalhadores são estáveis e resultam em um ambiente mais agradável para se trabalhar”, apontou a terapeuta ocupacional Luciana Alves de Oliveira.

 

Nos quesitos relacionados à saúde e ao bem estar, os resultados foram também bem positivos. Constaram-se que 63% consideram a relação com seus familiares muito boa. Com relação à saúde, 51% consideram boa e 25% a consideram muito boa. Como consequência, 55% dos servidores relataram raramente precisar faltar ao trabalho por problemas relacionados à saúde.

 

De acordo com a assistente social Emiliana Andrade, a preocupação com a saúde ficou muito evidente na pesquisa, pois 93% disseram que não fumam e 66% afirmaram não consumir bebida alcoólica. “Isso é muito positivo e influencia no melhor aproveitamento profissional”, explicou.

 

Segundo o secretário da Semad, Rodolfo Reis Rosa, ninguém melhor do que os próprios funcionários para informar o que é positivo, o que não vai tão bem e o que precisa ser realmente mudado na empresa. Assim, ele explicou que estas informações são importantes para o RH avaliar, priorizar e implantar projetos que atendam de forma mais eficiente os objetivos da Prefeitura.

 

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi composta por um questionário com 17 perguntas cujo objetivo era retratar os aspectos motivacionais do cargo funcional. Sua aplicação foi disponibilizada a 25% dos servidores. Nas secretarias com um número de funcionários maior que 100 pessoas, a participação foi de 20% dos servidores, e nas secretarias com menos de 100, todos responderam ao questionário. A participação foi voluntária e sem necessidade da identificação para que os mesmos ficassem mais à vontade em suas respostas.

 

Integram a equipe técnica da Seção de Acompanhamento de Pessoal as assistentes sociais, Emiliana Magalhães e Tereza da Silva Lima, a nutricionista, Giselle Spinassé da Silva, além da terapeuta ocupacional, Luciana Alves de Oliveira. Tais profissionais realizam o acompanhamento nutricional e biopsicossocial dos servidores, além de promoverem atividades socioeducativas. Independente do vínculo empregatício se efetivo, contratado ou comissionado todos os funcionários são beneficiados pelas ações da equipe.

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel (27) 3296 - 4507  E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br

  

Compartilhe essa notícia: