DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO - I Encontro de Formação dos Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social é realizado em Aracruz

Publicado em: 10 de junho de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO - I Encontro de Formação dos Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social é realizado em Aracruz

Na sexta-feira, dia 7, foi realizado o I Encontro de Formação dos Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds). O evento teve como objetivo proporcionar aos servidores a oportunidade de vivências e troca de experiências que favoreçam o alinhamento das ações referentes aos serviços prestados à população de Aracruz. Estiveram presentes no encontro, o vice-prefeito, Anderson Ghidetti, a secretária da Semds, Naciene Modenesi Vicente, o secretário de Estado da Assistência Social e Direitos Humanos, Helder Ignácio Salomão, o presidente da Câmara Municipal, Erick Musso, o vereador Eliel da Silva Rodrigues e secretários municipais.

A secretária da Semds, Naciene Modenesi Vicente, falou sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza os serviços socioassistenciais, e a importância das capacitações. “Na medida que passamos a compreender os serviços e benefícios socioassistenciais como direitos dos cidadãos, passamos também a exigir o constante planejamento e suas formas de acesso. As capacitações ajudam os servidores a observarem a realidade de modo crítico e como agir sobre ela,” frisou a secretária destacando que a assistência social deve ser trabalhada em uma rede integrada, com a participação de todas as secretarias.

De acordo com o vice-prefeito, Anderson Ghidetti, é possível verificar avanços na execução da política de assistência social no município, por meio do reordenamento dos serviços prestados e implantação de novas ações. “Reestruturamos o Serviço de Abordagem Social; criamos o Comitê Intersetorial e Interinstitucional de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População de Rua e também o Programa Família Acolhedora. Além disso, reordenamos a concessão de benefícios eventuais como o auxílio natalidade, transporte, funeral, alimentação e documentação, e desenvolvemos diversas ações que visam a universalização da política de assistência social no âmbito do município”, disse.

Pela manhã, a professora do curso de Serviço Social da Emescan, Mestre em Educação, Ana Maria Petronetto Serpa, ministrou a palestra “O Papel da Assistência Social”. A palestrante falou sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) que começou a ser implantado em 2005, abordou a importância dos conselhos, reforçou sobre a necessidade de integração das equipes, dentre outras temáticas. Hoje a assistência social precisa ser trabalhada de forma integrada, fortalecendo e buscando a intersetorialidade. É preciso trabalhar territorialmente, em forma de rede socioassistencial, respeitando o usuário como portador de direitos, fortalecendo vínculos e apoiando as famílias. Historicamente, a assistência social foi concebida no Brasil como caridade, mas isso é passado. É preciso integrar saúde, educação, habitação, cultura, para que a assistência social avance como política pública, instituída na Constituição.”

A palestrante da tarde foi Mariazinha Coqueiro, da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que desenvolveu o tema “Alta performance e relacionamento com o cidadão”, abordando a importância das pessoas nas organizações; habilidades relacionais das pessoas com alta performance; clima organizacional e gestão de pessoas; gestão criativa na negociação de conflitos e liderança e desenvolvimento de equipe. Durante o encontro, também foram oferecidas oficinas para os servidores participantes.

Confira as fotos do evento

 
Mais informações:

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: