Aberta a 2ª Conferência Municipal de Educação em Aracruz
A 2ª Conferência Municipal de Educação em Aracruz (Comea) foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira, (2/7), no auditório do Sesc, no centro da cidade. A cerimônia de abertura teve início com a apresentação das principais realizações da Secretaria de Educação neste ano.
Posteriormente, foi realizado um momento cultural com a participação de alunos da rede municipal e Grupo Di Ballo Nova Trento. O secretário municipal de Educação, Saulo Meirelles, destacou que é prioridade na pasta a liberação de ordens de serviços para construção e reforma de escolas: duas já foram dadas e outras três estão programadas para acontecer nas próximas semanas. “Temos que tratar nossos alunos com carinho, dando suporte e estrutura. É inadmissível que eles estudem em um ambiente inadequado”.
A conferência segue até esta quinta-feira (4/7), no auditório da FAACZ.
Investimento na educação
O secretário estadual de Educação, Klinger Marcos Barbosa, também marcou presença no evento. Ele destacou o momento atual vivido no país: “Estão sendo realizadas no nosso Estado 46 conferências intermunicipais em um momento de ebulição no nosso país. Vale lembrar que a educação sempre tem que estar em pauta, desde atendimento a uma creche, até o doutorado mais sofisticado”, frisou. O secretário acredita que o país vive um momento histórico e de reflexão, em que se deve fechar a “torneira do analfabetismo”. “Os alunos de Aracruz devem ser educados e alfabetizados, o que consequentemente ajudará a diminuir problemas que certamente virão”, disse.
Plano Nacional de Educação
“O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração” foi o tema da palestra de abertura, ministrada pela diretora da Fundação SM e referência nacional em educação, Maria do Pilar Lacerda. Segundo ela, o PNE é um documento que garante a participação da comunidade para buscar transformações por merecimento. “Não podemos aceitar que o modelo de educação do passado é o ideal para nosso filhos. Uma casa que passa constantemente por remendos, um dia cai”, afirmou.
Conhecendo a estrutura de uma educação
Fatores mencionados por Maria do Pilar que são fundamentais para a melhoria na educação em Aracruz: conhecer o perfil de cada estudante, a situação das escolas, condições de trabalho dos profissionais de educação e o resultado das escolas do município nas avaliações nacionais. “A escola é uma invenção humana, se precisar, ela tem que ser mudada”, finalizou.
Os próximos temas vão focar a aprovação do Regimento Interno, a organização dos sete eixos temáticos, além de plenárias que irão discutir e votar as emendas desses eixos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento